ETANOL está mais vantajoso APENAS nestes dois estados

Em apenas dois estados valeu a pena optar por abastecer com etanol ante a gasolina na última semana: Pará e Tocantins. Foi o que revelou a pesquisa da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis compilado pelo AE-Taxas.

De acordo com os critérios utilizados, é considerado que o etanol de cana ou de milho, por possui um poder calorífico menor, tenha um preço limite de 70% do derivado de petróleo nos postos para ser classificado como mais vantajoso. A paridade no Tocantins é de 67,02%. No Pará, por sua vez, a paridade ficou em 64,47%.

Nos postos que foram consultados pelo Brasil, o etanol está com paridade de 86,67% em comparação com a gasolina, classificado como menos favorável do que o derivado do petróleo.

Segundo executivos do setor, o etanol pode se tornar competitivo com paridade maior do que 70% dependendo do veículo em que será usado o combustível.

Qual combustível vale mais a pena?

Para saber a resposta existe uma conta básica para os consumidores compreenderem o que é melhor para o seu carro. De acordo com a regra, se o preço do etanol corresponder a até 70% do preço da gasolina, a melhor escolha é o álcool.

A fórmula para o cálculo é o seguinte: divida o valor do desempenho do álcool pelo desempenho da gasolina. Caso seu veículo roda, por exemplo,  7,2 km/litro com álcool e 10 km/l com gasolina, temos 0,72 ou 72% de rendimento com álcool (7,2 dividido por 10).

Os carros equipados com computador de bordo fornecem esses dados. Se o seu veículo não tiver este equipamento, você deve encher o tanque e zerar o hodômetro parcial ou anotar o número. Após isso, você deve percorrer uma distância de sua preferência e encher o tanque novamente, dividindo o total de litros abastecido pela quilometragem rodada.

Após isso, divida o valor do álcool pelo da gasolina e descubra qual é mais vantajoso.

Veículos flex podem funcionar com a mistura de etanol e gasolina sem nenhum problemas. Fica a critério do proprietário qual será a proporção desta mistura e a prática não causa nenhum dano ao seu motor.

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Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
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