ESTAS foram as impressões de INVESTIDORES sobre a entrevista de BOLSONARO no Jornal Nacional

Nesta segunda-feira (22), o Jornal Nacional entrevistou o presidente Jair Bolsonaro, que busca a reeleição. O chefe do Executivo abriu a série de entrevista do JN com os presidenciáveis. Após essa primeira participação, os investidores repercutiram os assuntos abordados por Bolsonaro.

ESTAS foram as impressões de INVESTIDORES sobre a entrevista de BOLSONARO no Jornal Nacional
ESTAS foram as impressões de INVESTIDORES sobre a entrevista de BOLSONARO no Jornal Nacional (Imagem: Montagem/FDR)

Na noite desta segunda-feira, o programa jornalístico da TV Globo entrevistou Bolsonaro. Os apresentadores William Bonner e Renata Vasconcellos conduziram a entrevista.

Ao longo da participação do atual presidente, que durou 40 minutos, diversos assuntos foram abordados.

Segundo uma análise do sistema de monitoramento de redes da Quaest Consultoria, 65% das menções sobre a entrevista de Bolsonaro foram negativas. As 35% menções restantes foram positivas.

O sistema aponta que, em média, nove milhões de pessoas foram impactadas com postagens nas redes sociais sobre a entrevista — durante a exibição na TV Globo.

Conforme a análise, Bolsonaro foi mais criticado ao comentar sobre as urnas, golpe, pandemia de coronavírus e corrupção.

Na outra ponta, existiu apoio quando houve debate com William Bonner sobre o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes; quando assumiu compromisso com o resultado das eleições 2022, e ao responder Bonner sobre sua aliança com o Centrão.

Eleições 2022: Quem é o candidato 'queridinho' dos empresários brasileiros?

Impressões do mercado sobre a entrevista de Bolsonaro no Jornal Nacional

Segundo analistas consultados pelo E-Investidor, foi positivo o saldo da entrevista para Bolsonaro.

A partir de agora, o entendimento é que falta compreender de que modo o posicionamento do atual presidente no Jornal Nacional pode impactar as pesquisas de intenção de voto.

O analisa de investimentos e criador do canal do YouTube ‘O Analisto’, Mario Goulart, afirma ser difícil alegar o saldo da performance do presidente para o mercado.

O especialista diz que “o mercado ainda não sabe o que é melhor para ele, se é Bolsonaro ou Lula. Não sabe o que será mais conveniente”.

O analista entende que a entrevista no Jornal Nacional não mudou a visão de ninguém. Ou seja, quem apoia Bolsonaro, considera que ele saiu vencedor do debate. Por outro lado, quem não gosta do atual presidente, avalia que ele não se saiu bem na entrevista.

Goulart ainda afirma que, com relação ao mercado financeiro, “definitivamente, a entrevista não foi mal aceita. Na bolsa de valores, não houve perdas após a entrevista do chefe do Executivo. Inclusive, houve ganhos no início da sessão desta terça-feira (23).

Confira a calculadora de investimentos:

Silvio SuehiroSilvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile