INSS: entenda como violação do PRAZO DE ANÁLISE pode garantir AUMENTO no valor do seu benefício

Ter um benefício aprovado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não é tão simples quanto parece. Embora o prazo de análise da autarquia após o recebimento dos protocolos seja de 30 dias, se tornou bastante comum superar o tempo de espera. 

INSS: violação do PRAZO DE ANÁLISE pode te garantir AUMENTO no valor do seu benefício. Entenda
INSS: entenda como violação do PRAZO DE ANÁLISE pode garantir AUMENTO no valor do seu benefício. (Imagem: FDR)

Inclusive, o prazo de análise é uma das principais reclamações de segurados do INSS ansiosos por um parecer. A questão é respaldada pela Lei dos Processos Administrativos nº 9.784, de 1999. O regulamento estipula que, a autarquia tem o prazo de 30 dias para conceder ou negar o pedido de benefício previdenciário ou assistencial. 

Entretanto, o período pode ser prorrogado por mais 30 dias, desde que o INSS indique um motivo real capaz de justificar a demora no prazo de análise. Um exemplo é a ausência de algum documento que não foi enviado pelo segurado. 

O período de espera não é o único “porém” desta situação, pois além do prazo de análise, o INSS ainda ainda têm a carência de 45 dias para liberar o primeiro pagamento do novo beneficiário. O impasse está relacionado à falta de servidores o bastante para suprir a demanda em alta constante de pedidos de benefícios. 

Veja a seguir a relação de prazos acordados entre o INSS e o Ministério Público Federal (MPF) e a Advocacia Geral da União (AGU):

  • Aposentadorias – 90 dias;
  • Auxílio-acidente – 60 dias;
  • Auxílio-reclusão – 60 dias;
  • Benefícios por incapacidade (auxílio-doença e aposentadoria por invalidez) – 45 dias;
  • Pensão por morte – 60 dias;
  • Benefício assistencial (BPC/LOAS) – 90 dias;
  • Salário-maternidade – 30 dias.

Além disso, o INSS possui um prazo extra de 10 dias, em que o requerimento tramitará na Central de Análise Emergencial de Prazo (Cemer). Caso o prazo total seja extrapolado, o instituto deverá pagar juros sobre o montante de atrasados, além da correção monetária.

O que fazer quando o INSS ultrapassa o prazo de análise?

O primeiro passo para o segurado que tentar destravar o pedido é registrar uma reclamação junto à Ouvidoria do INSS. Ainda existe a alternativa de fazer uma reclamação junto a Central de Atendimento do instituto pelo número 135, pelo portal ou aplicativo Meu INSS. Se ainda assim o problema não for solucionado, é possível entrar com uma ação na Justiça contra a autarquia.

Laura AlvarengaLaura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.