O favoritismo de Lula é massivo em algumas regiões do país. É o que mostra a nova pesquisa Datafolha divulgada na última quinta-feira, (18). Os dados indicam a liderança do ex-presidente nos três maiores colégios eleitorais do Brasil.
Apesar do favoritismo de Lula por regiões, a pesquisa Datafolha também registrou a queda de três pontos percentuais em relação à vantagem do petista na apuração nacional. Neste cenário, Lula reúne 47% das intenções de voto, contra 32% contabilizados para o atual presidente, Jair Bolsonaro.
A diferença é de 15 pontos percentuais entre cada um dos dois. No mês de julho, o saldo era ainda maior, de 18%. Ao analisar o favoritismo de Lula entre os colégios eleitorais, os destaques ficam por conta dos Estados de São Paulo (SP), Minas Gerais (MG) e Rio de Janeiro (RJ).
Em São Paulo, a pesquisa Datafolha ouviu 1.806 eleitores, sendo que a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o território paulista reúne 22,16% dos eleitores de todo o país.
Segundo o levantamento, 44% dos eleitores paulistas apontaram um favoritismo de Lula, enquanto 31% permanecem fiéis a Bolsonaro, registrando uma diferença de 13 pontos percentuais. A vantagem é a mesma apurada em julho, na qual Lula tinha 43% contra 30% das intenções de voto para o atual presidente.
No segundo maior colégio eleitoral do país, o Estado de Minas Gerais, com 10,41% dos eleitores brasileiros, Lula reúne uma vantagem de 20% sobre Bolsonaro.
Neste cenário, o patamar do petista teve uma oscilação de 48% em julho para 49% em agosto. Em contrapartida, Bolsonaro teve uma variação de 28% para 29%.
Em território mineiro foram ouvidos 1.204 eleitores. A margem de erro do recorte nacional para o Estado é de três pontos percentuais. No Rio de Janeiro, unidade federativa responsável por 8,2% do eleitorado nacional, a pesquisa ouviu 1.218 eleitores.
No Estado, a margem de erro é de três pontos percentuais. A oscilação passou de 7% na pesquisa anterior para 6% atualmente. A pesquisa Datafolha registrou Lula com 41% das intenções de voto e 35% para Bolsonaro. Em julho, a única diferença foi para Bolsonaro com 34%.
Na pesquisa nacional, o Datafolha entrevistou 5.744 pessoas em 281 cidades do país nos dias 16 a 18 de agosto. Na sondagem nacional, a margem de erro é de 2 pontos percentuais.
Favoritismo de Lula contra os demais candidatos
- Lula (PT): 45%;
- Jair Bolsonaro (PL): 34%;
- Ciro Gomes (PDT): 8%;
- Simone Tebet (MDB): 2%;
- Felipe D’Ávila (Novo): 0%;
- Soraya Thronicke (União Brasil): 0%;
- José Maria Eymael (DC): 0%;
- Vera Lúcia (PSTU): 0%;
- Sofia Manzano (PCB): 0%;
- Leonardo Péricles (UP): 0%;
- Pablo Marçal (Pros): 0%;
- Roberto Jefferson (PTB): 0%;
- Nenhum: 5%;
- Branco/nulo: 1%;
- Não sabe/não respondeu: 2%.
A soma das intenções de voto em D’Avila, Thronicke, Eymael, Vera Lúcia, Manzano, Péricles, Marçal e Jefferson dá 2%. Como Lula tem 45% das intenções de voto e a soma dos outros candidatos dá 46%, o petista pode ganhar no primeiro turno, considerando a margem de erro (ele pode chegar a 47%).
Com a retirada de Janones e a inserção de Thronicke como novo nome do União Brasil, a pesquisa estimulada desta semana não pode ser comparada com a edição anterior, divulgada em 8 de agosto, pois as listas de candidatos são diferentes. Na ocasião, Lula tinha 41%; Bolsonaro, 34%; Ciro, 7%; Tebet, 3%; Janones, 2%; Eymael e Marçal, 1% cada.