Foi confirmado pelo ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, que pelo menos 17 instituições bancárias foram credenciadas ao oferecimento do empréstimo do Auxílio Brasil. A informação foi repassada em coletiva de imprensa no dia 17 de agosto, e foi comemorada pelo ministro como uma justificativa de que o produto tem sido bem visto pelas entidades bancárias.
Na ocasião, o ministro Ronaldo não informou quais foram os bancos que aderiram ao empréstimo do Auxílio Brasil e já foram regulamentados. Apenas comemorou o fato do produto ter sido bem aceito entre as instituições, e relacionou o número de 17 entidades bancárias com o interesse em oferecer o crédito para a população.
Desde que o crédito consignado foi anunciado pelo governo federal, com sanção do presidente Jair Bolsonaro (PL), instituições bancárias privadas demonstraram desinteresse em oferece-lo. Foi o caso, por exemplo, o Bradesco e Itaú, que usaram do mesmo critério para negar a oferta, ao relacionar o consignado como uma forma de superendividamento dessas famílias.
No entanto, a Caixa Econômica Federal declarou que fará a oferta deste produto e ainda prometeu os menores juros do mercado. Ponto que tem sido muito discutido, já que a lei que sancionou o empréstimo do Auxílio Brasil não limitou a cobrança da taxa de juros, deixando a critério dos próprios bancos.
O grande diferencial de um empréstimo consignado é a possibilidade de conseguir crédito com juros menores, porque o banco tem maior garantia de recebimento ao fazer o desconto em folha. Ainda assim, especulações sobre o crédito para o público do Auxílio Brasil mostraram juros de 5% ao mês, acima da média para essa operação.
Bancos que vão oferecer o empréstimo do Auxílio Brasil
Até o momento, os bancos que já anunciaram que vão oferecer a opção de empréstimo do Auxílio Brasil são:
- Caixa Econômica;
- Banco PAN;
- Banco Safra;
- BMG;
- Daycoval;
- Facta Financeira.
A lista com as 17 instituições bancárias anunciadas pelo ministro da Cidadania está sendo aguardada pela imprensa e pelos próprios consumidores.
Condições do consignado do Auxílio Brasil
Algumas informações sobre o crédito consignado liberado para as 20,2 milhões de famílias inclusas no Auxílio Brasil já foram divulgadas. No entanto, ainda é preciso aguardar a regulamentação do Ministério da Cidadania permitindo que os bancos deem acesso a esse valor, o que deve acontecer no início de setembro.
Até lá não é possível fazer a solicitação do empréstimo. As informações até agora divulgadas incluem:
- Valor a ser liberado: em torno de R$ 2.000 a R$ 3.000;
- Margem de crédito: 40% do salário mensal recebido no programa;
- Taxa de juros: de 3% a 5% ao mês.