Auxílio Brasil: como funciona o novo cartão? Quais as novidades?

Pontos-chave
  • 3,2 milhões de beneficiários já estão com o novo cartão do Auxílio Brasil em mãos;
  • Ferramenta pode ser usada na função de débito automático em terminais eletrônicos da Caixa e bancos 24h;
  • Envio do cartão é automático para o endereço registrado no CadÚnico.

Os novos cartões do Auxílio Brasil já começaram a ser distribuídos pelo Ministério da Cidadania. Por ora, apenas 3,2 milhões de unidades foram entregues aos beneficiários do programa. 

Auxílio Brasil: como funciona o novo cartão? Quais as novidades?
Auxílio Brasil: como funciona o novo cartão? Quais as novidades? (Imagem: FDR)

A prioridade na entrega do novo cartão do Auxílio Brasil foi concedida aos beneficiários que residem em municípios que não possuem canais de atendimento da Caixa Econômica Federal (CEF) ou com unidades reduzidas.

De acordo com a pasta competente, o novo cartão do Auxílio Brasil vem para modernizar o meio de pagamento dos benefícios. Portanto, poderá ser usado para pagar compras na função de débito automático sem precisar resgatar todo o recurso de uma só vez.

Se preferir, o beneficiário do Auxílio Brasil também poderá usar a ferramenta para fazer saques parciais ou integrais nos terminais eletrônicos da Caixa Econômica Federal (CEF) ou em bancos 24 horas. O ministério destacou que a tecnologia de chip de contato torna o cartão ainda mais seguro, reduzindo as chances de clonagem.

O cartão visa atualizar os beneficiários, principalmente aqueles que ainda utilizavam o cartão do programa social antecessor do Auxílio Brasil, o Bolsa Família. A distribuição é feita com base nos endereços registrados pelas famílias no sistema do Cadastro Único (CadÚnico).

De acordo com o Ministério da Cidadania, até agora já foram emitidos 3,2 milhões de unidades do novo cartão do Auxílio Brasil com chip. A previsão é para que as primeiras remessas atendam cerca de 6,6 milhões de famílias incluídas no programa a partir de novembro de 2021.

Características do cartão do Auxílio Brasil

 A frente do novo cartão do Auxílio Brasil dispõe essas informações:

  • Identificação do Programa Auxílio Brasil;
  • Número do cartão;
  • NIS do Responsável Familiar (RF);
  • Nome do RF;
  • Validade do cartão;
  • Número da conta.

Já o verso do cartão apresenta estes dados:

  • Canais de atendimento do Ministério da Cidadania e da Caixa;
  • Nomes da Caixa e Ministério da Cidadania;
  • Bandeira do Caixa Aqui;
  • QR Code;
  • Bandeira do banco 24Horas; e
  • Bandeira da Elo ou Visa.

Solicitação do cartão do Auxílio Brasil

O cartão do Auxílio Brasil será enviado pelos Correios e entregue diretamente no endereço do que o beneficiário registrou no Cadastro Único (CadÚnico). Portanto, não há nenhuma iniciativa de solicitação para ter a ferramenta em mãos.

O que o beneficiário pode fazer é manter a inscrição no CadÚnico atualizada. Mudanças de endereço, telefone ou composição do grupo familiar são essenciais para manter o registro ativo e às quais é preciso ter bastante atenção. 

A atualização cadastral pode ser feita pelo site ou aplicativo do Cadastro Único. As plataformas recentemente reestruturadas oferecem estes serviços:

  • Consulta por CPF;
  • Consulta simples;
  • Consulta completa;
  • Pré-cadastro;
  • Comprovante de cadastro;
  • Atualização cadastral por confirmação;
  • Meus benefícios;
  • Postos de atendimento.

Para atualizar os dados, basta apresentar todos os documentos pessoais do representante familiar e de todo o grupo que reside na mesma casa, os mesmos fornecidos durante a inscrição. A atualização deve ocorrer, obrigatoriamente, a cada dois anos, ou quando houver qualquer mudança na estrutura familiar, como endereço, nascimento ou morte

Desbloqueio do cartão do Auxílio Brasil

Todo cartão requer uma senha de segurança para ser usado, evitando fraudes e saques indevidos. A novidade é que a senha do novo cartão do Auxílio Brasil deverá ser cadastrada pelo aplicativo da conta poupança social digital, o Caixa Tem. A decisão foi tomada visando facilitar o processo para o beneficiário sem que ele precise sair de casa.

Quem já tiver o cartão em mãos terá a chance de usá-lo para movimentar os depósitos da oitava parcela que terminam na próxima segunda-feira, (22). Antes, é preciso cadastrar a senha executando este passo a passo:

  1. Acesse o aplicativo Caixa Tem;
  2. Selecione a opção “Auxílio Brasil”;
  3. Clique em “criar senha do cartão”. 

Com o novo cartão do Auxílio Brasil em mãos, o beneficiário poderá usá-lo não apenas para efetuar o saque em espécie do benefício. O uso se estende a compras no mercado, farmácia, lojas, postos de combustível, e qualquer outro estabelecimento que aceite cartões na função débito.

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Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.