A Secretaria Estadual da Fazenda de São Paulo (Sefaz-SP), informou que existe um saldo de R$ 8 milhões na Nota Fiscal Paulista. A ideia é que a quantia seja resgatada por 9,3 milhões de consumidores, mas este público tem até este mês para receber a quantia. Caso contrário, os créditos serão expirados.
A Nota Fiscal Paulista é um programa do estado de São Paulo que devolve créditos aos consumidores desde que estes informem o número do seu CPF nas compras. Para acumular saldo é preciso criar uma conta no portal da nota, por onde também ficará disponível o processo de resgate dos valores que foram acumulados.
O valor de R$ 8 milhões trata-se das compras feitas em abril de 2021. É porque existe um prazo de doze meses para receber os créditos após a liberação. Acontece que o que foi adquirido com CPF registrado na nota até abril de 2021, ficou disponível para saque desde agosto do último ano também.
Agora, cumprindo o prazo de doze meses, os cidadãos têm até o mês de agosto de 2022 para resgatar o que foi acumulado na Nota Fiscal Paulista. Não existe uma data exata para que o dinheiro deixe de estar disponível, mas de acordo com a Secretaria da Fazenda e Planejamento a maior parte dos créditos expira em 16 de agosto.
O valor acumulado na Nota Fiscal Paulista é referente a uma parcela do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), que volta ao consumidor. Quem perder o prazo e não fizer a retirada até a data limite, terá o seu crédito destinado ao Tesouro Estadual com o intuito de utilizá-lo para políticas públicas.
Como resgatar o valor disponível na Nota Fiscal Paulista
Aqueles que desejam consultar quanto há disponível na Nota Fiscal Paulista, e resgatar o crédito que foi acumulado, podem fazer o processo totalmente online. Antes disso é preciso ter feito seu login e criado seu registro no site da Nota Fiscal.
Em seguida, deve seguir o passo a passo:
- Acesse o site portal.fazenda.sp.gov.br/servicos/nfp;
- Na página inicial, clique em “Acesso ao Sistema”;
- Se já estiver cadastrado, informe o CPF e a senha, clique em “Não sou um robô” e vá em “Acessar”;
- Na próxima página, do lado esquerdo, acima, aparecerá o seu saldo. Vá em “Sacar”;
- Escolha se o crédito vai ser em conta-corrente ou conta-poupança;
- Confira a conta cadastrada ou cadastre uma; a conta bancária deve estar em seu nome;
- Informe o valor que será transferido e vá em “Confirmar”;
- Aparecerá uma mensagem informando que o valor será creditado na conta informada em até 20 dias; clique em “Efetuar transferência”;
- O sistema fornecerá um número de controle, anote-o e clique em “OK”.