Beneficiários do AUXÍLIO BRASIL podem retirar seus CARTÕES de SAQUE nestes pontos de coleta

O novo cartão do Auxílio Brasil já começou a ser entregue para uma parte dos beneficiários. Enquanto isso, a primeira das cinco parcelas de R$ 600 já começou a ser paga a quase 20 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade social. 

Beneficiários do AUXÍLIO BRASIL podem retirar seus CARTÕES de SAQUE nestes pontos de coleta
Beneficiários do AUXÍLIO BRASIL podem retirar seus CARTÕES de SAQUE nestes pontos de coleta. (Imagem: FDR)

A prioridade no recebimento do cartão do Auxílio Brasil é para os beneficiários que foram incluídos no programa a partir de dezembro do ano passado. Antes de tudo, é importante saber que ninguém precisa solicitar os cartões, pois eles são distribuídos de forma automática. 

O cartão visa atualizar os beneficiários, principalmente aqueles que ainda utilizavam o cartão do programa social antecessor do Auxílio Brasil, o Bolsa Família. A distribuição é feita com base nos endereços registrados pelas famílias no sistema do Cadastro Único (CadÚnico).

Segundo o Ministério da Cidadania, com o novo cartão do Auxílio Brasil em mãos, os beneficiários poderão usá-lo na função débito e fazer saques em terminais da Caixa Econômica Federal (CEF) ou em bancos 24 horas.

A vantagem é que o beneficiário não precisa se submeter a nenhum procedimento de solicitação, pois o envio é automático pelos Correios para os endereços cadastrados. 

De acordo com o Ministério da Cidadania, até agora já foram emitidos 3,2 milhões de unidades do novo cartão do Auxílio Brasil com chip. A previsão é para que as primeiras remessas atendam cerca de 6,6 milhões de famílias incluídas no programa a partir de novembro de 2021.

A princípio, a prioridade na distribuição será dada aos beneficiários que residem em cidades que não possuem ou que contam com uma quantidade limitada de canais de pagamento da Caixa Econômica Federal (CEF). A frente do novo cartão do Auxílio Brasil dispõe essas informações:

  • Identificação do Programa Auxílio Brasil;
  • Número do cartão;
  • NIS do Responsável Familiar (RF);
  • Nome do RF;
  • Validade do cartão;
  • Número da conta.

Já o verso do cartão apresenta estes dados:

  • Canais de atendimento do Ministério da Cidadania e da Caixa;
  • Nomes da Caixa e Ministério da Cidadania;
  • Bandeira do Caixa Aqui;
  • QR Code;
  • Bandeira do banco 24Horas; e
  • Bandeira da Elo ou Visa.

Desbloqueio o cartão do Auxílio Brasil?

Todo cartão requer uma senha de segurança para ser usado, evitando fraudes e saques indevidos. A novidade é que a senha do novo cartão do Auxílio Brasil deverá ser cadastrada pelo aplicativo da conta poupança social digital, o Caixa Tem.

A decisão foi tomada visando facilitar o processo para o beneficiário sem que ele precise sair de casa. Antes, é preciso cadastrar a senha executando este passo a passo:

  • Acesse o aplicativo Caixa Tem;
  • Selecione a opção “Auxílio Brasil”;
  • Clique em “criar senha do cartão”. 

Com o novo cartão do Auxílio Brasil em mãos, o beneficiário poderá usá-lo não apenas para efetuar o saque em espécie do benefício. O uso se estende a compras no mercado, farmácia, lojas, postos de combustível, e qualquer outro estabelecimento que aceite cartões na função débito.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.