O novo cartão do Auxílio Brasil já começou a ser entregue para uma parte dos beneficiários. Enquanto isso, a primeira das cinco parcelas de R$ 600 já começou a ser paga a quase 20 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade social.
A prioridade no recebimento do cartão do Auxílio Brasil é para os beneficiários que foram incluídos no programa a partir de dezembro do ano passado. Antes de tudo, é importante saber que ninguém precisa solicitar os cartões, pois eles são distribuídos de forma automática.
O cartão visa atualizar os beneficiários, principalmente aqueles que ainda utilizavam o cartão do programa social antecessor do Auxílio Brasil, o Bolsa Família. A distribuição é feita com base nos endereços registrados pelas famílias no sistema do Cadastro Único (CadÚnico).
Segundo o Ministério da Cidadania, com o novo cartão do Auxílio Brasil em mãos, os beneficiários poderão usá-lo na função débito e fazer saques em terminais da Caixa Econômica Federal (CEF) ou em bancos 24 horas.
A vantagem é que o beneficiário não precisa se submeter a nenhum procedimento de solicitação, pois o envio é automático pelos Correios para os endereços cadastrados.
De acordo com o Ministério da Cidadania, até agora já foram emitidos 3,2 milhões de unidades do novo cartão do Auxílio Brasil com chip. A previsão é para que as primeiras remessas atendam cerca de 6,6 milhões de famílias incluídas no programa a partir de novembro de 2021.
A princípio, a prioridade na distribuição será dada aos beneficiários que residem em cidades que não possuem ou que contam com uma quantidade limitada de canais de pagamento da Caixa Econômica Federal (CEF). A frente do novo cartão do Auxílio Brasil dispõe essas informações:
- Identificação do Programa Auxílio Brasil;
- Número do cartão;
- NIS do Responsável Familiar (RF);
- Nome do RF;
- Validade do cartão;
- Número da conta.
Já o verso do cartão apresenta estes dados:
- Canais de atendimento do Ministério da Cidadania e da Caixa;
- Nomes da Caixa e Ministério da Cidadania;
- Bandeira do Caixa Aqui;
- QR Code;
- Bandeira do banco 24Horas; e
- Bandeira da Elo ou Visa.
Desbloqueio o cartão do Auxílio Brasil?
Todo cartão requer uma senha de segurança para ser usado, evitando fraudes e saques indevidos. A novidade é que a senha do novo cartão do Auxílio Brasil deverá ser cadastrada pelo aplicativo da conta poupança social digital, o Caixa Tem.
A decisão foi tomada visando facilitar o processo para o beneficiário sem que ele precise sair de casa. Antes, é preciso cadastrar a senha executando este passo a passo:
- Acesse o aplicativo Caixa Tem;
- Selecione a opção “Auxílio Brasil”;
- Clique em “criar senha do cartão”.
Com o novo cartão do Auxílio Brasil em mãos, o beneficiário poderá usá-lo não apenas para efetuar o saque em espécie do benefício. O uso se estende a compras no mercado, farmácia, lojas, postos de combustível, e qualquer outro estabelecimento que aceite cartões na função débito.