VALE-GÁS e AUXÍLIO BRASIL podem ser sacados no final de semana? Tiramos suas dúvidas

O Vale-Gás e Auxílio Brasil voltaram a ser liberados no dia 9 de agosto. O calendário antecipado implicou em uma série de dúvidas entre os beneficiários de ambos os programas, como a possibilidade de sacar os valores no final de semana. 

VALE-GÁS e AUXÍLIO BRASIL podem ser sacados no final de semana? Tiramos suas dúvidas
VALE-GÁS e AUXÍLIO BRASIL podem ser sacados no final de semana? Tiramos suas dúvidas. (Imagem: FDR)

A resposta é sim, o beneficiário do Vale-Gás e Auxílio Brasil consegue resgatar as parcelas de R$ 110 e R$ 600, respectivamente, aos sábados e domingos. A única restrição é que, o Governo Federal através da Caixa Econômica Federal (CEF), não tem o costume de efetuar depósitos aos finais de semana. 

O Vale-Gás e Auxílio Brasil são depositados diretamente no Caixa Tem ou outra conta poupança ou corrente na instituição financeira de preferência do segurado. Também é possível realizar o saque com o cartão do antigo Bolsa Família ou com o novo cartão do Auxílio Brasil no caso de quem já recebeu a ferramenta em casa. 

Entretanto, é importante saber que existem várias modalidades de saque do Vale-Gás e Auxílio Brasil e, nem todas requerem o uso do cartão magnético. Veja detalhes a seguir!

Como resgatar o Vale-Gás e Auxílio Brasil?

Saque no Caixa Tem

O Caixa Tem é a conta poupança social digital, criada para unificar o pagamento do auxílio emergencial e adotada pelo Governo Federal em parceria com a Caixa Econômica para liberar outros benefícios, o Vale-Gás e Auxílio Brasil estão nessa lista. 

Muitos beneficiários não sabem, mas além da movimentação digital dos valores no próprio aplicativo, é possível fazer o resgate em espécie. Para isso, o beneficiário precisa ter acesso ao Caixa Tem e estar em uma unidade de atendimento da Caixa, como um caixa eletrônico, atendente de casa lotérica ou correspondente Caixa Aqui. Então, é só executar estas etapas:

  1. Baixe o aplicativo Caixa Tem, disponível para Android e iOS;
  2. Faça o login com seu CPF e senha dos serviços Caixa;
  3. Pressione a opção “Saque” e digite o valor a ser resgatado;
  4. Selecione o menu “Gerar código de saque”. Ele tem validade de 1 hora. Caso você não faça o saque do dinheiro nesse prazo, precisará gerar outra numeração. Outra opção é anotar o código (por isso a importância de já estar em um atendimento presencial Caixa);
  5. No terminal de autoatendimento, toque no botão “Entrar”;
  6. Clique no menu “Saque Auxílio Emergencial”;
  7. Coloque o número do CPF e clique em “Confirmar”;
  8. Digite o código autorizador de saque diretamente no caixa eletrônico ou apresente para o atendente da lotérica ou correspondente Caixa Aqui;
  9. Digite o valor do saque do Auxílio Brasil e finalize a operação.

Saque na Caixa Econômica

Nesse caso, o beneficiário tem duas opções:

  1. Fazer o resgate com o cartão do Bolsa Família;
  2. Ter o dinheiro em mãos com a opção “Saque sem cartão”.

No primeiro caso, basta seguir as etapas já repassadas. No segundo, é preciso ter um documento de identificação. Basta comparecer a uma agência e conversar com um atendente. Ele vai indicar o que precisa ser feito.

Saque no caixa eletrônico sem cartão

Na hipótese de a família ainda não ter recebido o novo cartão do Vale-Gás e Auxílio Brasil, é importante saber sobre a possibilidade de efetuar o saque sem o cartão. Basta:

  1. Compareça a um terminal de autoatendimento da Caixa Econômica Federal;
  2. Insira o cartão do Cidadão no caixa eletrônico;
  3. Escolha a opção de saque;
  4. Digite o valor que deseja resgatar;
  5. Coloque sua senha do cartão do Cidadão;
  6. Confirme a operação. Pronto! O dinheiro estará em suas mãos.

Calendário do Vale-Gás e Auxílio Brasil em agosto

Apesar da antecipação do calendário do Vale-Gás e Auxílio Brasil, o Governo Federal manteve o padrão de pagamentos. Isso quer dizer que os depósitos continuarão a ser feitos com base no dígito final do Número de Identificação Social (NIS). Veja:

  • NIS final de NIS 1 – 09 de agosto;
  • NIS final de NIS 2 – 10 de agosto;
  • NIS final de NIS 3 – 11 de agosto;
  • NIS final de NIS 4 – 12 de agosto;
  • NIS final de NIS 5 – 15 de agosto;
  • NIS final de NIS 6 – 16 de agosto;
  • NIS final de NIS 7 – 17 de agosto;
  • NIS final de NIS 8 – 18 de agosto;
  • NIS final de NIS 9 – 19 de agosto;
  • NIS final de NIS 0 – 22 de agosto.

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.