AUXÍLIO DOENÇA do INSS: entenda em QUAIS CASOS a PERÍCIA MÉDICA pode ser DESCARTADA

Pontos-chave
  • O Ministério do Trabalho e Previdência autorizou a dispensa da perícia médica em determinados casos;
  • A perícia documental, quer dizer, por meio da análise de documentos ficou autorizada;
  • O envio dos documentos é feito online no portal Meu INSS.

Foi firmado pelo Ministério do Trabalho e Previdência uma nova regra referente ao auxílio por incapacidade temporária, também conhecido como auxílio doença. A ideia é que segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) não sejam prejudicados quando o prazo entre o pedido do auxílio e a perícia médica ultrapassar 30 dias.

AUXÍLIO DOENÇA do INSS: entenda em QUAIS CASOS a PERÍCIA MÉDICA pode ser DESCARTADA
AUXÍLIO DOENÇA do INSS: entenda em QUAIS CASOS a PERÍCIA MÉDICA pode ser DESCARTADA (Imagem: FDR)

Uma das regras estabelecidas para acesso ao auxílio doença no INSS é passar pela perícia médica. A ideia é que por meio desta consulta com um profissional autorizado pela Previdência Social, o cidadão possa receber um laudo que comprove a necessidade de afastamento do trabalho e o recebimento de um salário.

No entanto, tem sido cada vez mais comum se deparar com prazos de espera para acessar o benefício muito maiores do que aqueles estabelecidos por lei. O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que em 45 dias no máximo o INSS dê uma resposta sobre o pedido de auxílio doença.

Mas, para conceder ou até mesmo indeferir o pagamento do auxílio, o cidadão precisa passar pela perícia médica. O problema é que devido aos sucessivos atrasos nesse processo, muitas vezes motivado pela greve dos peritos que ocorreu esse ano, os segurados têm ficado longos meses esperando pelo salário.

A nova determinação do Ministério do Trabalho e Previdência garante que, caso a perícia médica para solicitação do auxílio doença não tenha sido feita no prazo de 30 dias desde o agendamento do exame, o procedimento fica dispensado. Ou seja, não será necessário passar pela perícia para receber o salário do INSS.

Para tanto, o auxílio por incapacidade temporária será liberado mediante a análise de documentos. Isso significa que os cidadãos poderão apresentar receitas médicas, atestados, exames e tudo mais que puder comprovar as suas incapacidades.

O objetivo é que por meio deste processo online, os cidadãos que estão acometidos por alguma doença, possam ser assistidos pelo INSS sem ficar meses esperando pela perícia médica.

INSS libera MAIS DINHEIRO para quem é aposentado, pensionista ou recebe BPC

Quem pode solicitar o auxílio doença

O auxílio doença é um benefício temporário e não vitalício, ou seja, o cidadão não pode recebê-lo pelo resto da vida. Caso a sua incapacidade seja permanente, o segurado do INSS deve trocar o seu salário e fazer a solicitação pela aposentadoria por invalidez.

Para garantir o pagamento do auxílio, no entanto, o cidadão deve cumprir com três requisitos básicos:

Como descartar a perícia médica no pedido do auxílio-doença

Tendo o segurado aguardado mais de 30 dias entre o agendamento e a realização da perícia médica, o exame presencial fica dispensado para o auxílio doença. Agora, o cidadão deve fazer o envio online da documentação que vai substituir a perícia presencial. 

O encaminhamento é feito no site ou aplicativo do Meu INSS, a partir do acesso do trabalhador a sua conta. O atestado médico que comprova o afastamento do cidadão das suas atividades deve conter informações como:

A publicação do governo federal diz que o pagamento do auxílio doença com a perícia documental não pode durar mais que 90 dias, isto é, 3 meses. Caso o cidadão permaneça incapaz de volta ao trabalho, mais de 30 devem ter passado desde a última análise realizada.

Como enviar os documentos online

A solicitação do auxílio doença online já é uma realizado para os segurados. Agora, os cidadãos podem acelerar o processo de resposta do seu benefício ao enviar os documentos que comprovam sua incapacidade. Para isso, devem optar pela “Perícia inicial”.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile