Aplicativo do Santander sofre APAGÃO e afeta milhões de usuários

Na última sexta-feira (5), o aplicativo do Santander passou a enfrentar novas instabilidades em seus sistemas. Os clientes da instituição indicaram problemas ao acessar a plataforma digital. No fim de julho, o aplicativo do banco também ficou fora do ar.

De acordo com a página Downdetector, que monitora o funcionamento de plataformas, os usuários reclamaram de instabilidades no aplicativo, site e Pix do Santander.

As queixas dos usuários começaram por volta das 10h30. O pico de reclamações ocorreu próximo às 12h20. Grande parte das sinalizações foram relativas às contas de pessoas físicas no aplicativo do Santander.

Ao acessarem o aplicativo na última sexta-feira, os clientes encontraram esta mensagem: “Estamos trabalhando para que você possa voltar logo a utilizar nosso aplicativo. Retorne em breve”.

Pelas redes sociais, o Santander confirmou as instabilidades e se desculpou aos clientes pelo ocorrido.

“Pedimos desculpas pelo ocorrido. Identificamos uma instabilidade em nossos canais e já estamos trabalhando para regularização. Por favor, tente novamente mais tarde”, declara o banco.

Em uma postagem do Santander, uma cliente questionou se o banco pagaria os juros de uma cobrança, pois ela não conseguia acessar o aplicativo para efetuar o respectivo pagamento.

Em resposta, o Santander informou que “qualquer cobrança adicional por conta desta instabilidade, realizaremos a devolução.

Ao ser perguntado se os caixas eletrônicos também estão fora do ar, o Santander alegou que não identificou qualquer indisponibilidade. O banco informa que os problemas estão somente nos canais digitais, e já possui “uma equipe técnica atuando”.

Aplicativo do Santander apresentou falhas na semana anterior

No dia 25 de julho, os canais de atendimento digital do Santander também registraram falhas. Da mesma forma, os clientes usaram as redes sociais para reclamar de problemas de acesso e de finalização de operações bancárias.

Segundo a plataforma Downdetector, a principal reclamações dos clientes foram relativos ao funcionamento do aplicativo do Santander.

Diante desses problemas, diversos clientes alegaram que não conseguiram pagar as contas com vencimento na data. O Santander comunicou que “qualquer cobrança que tenha ocorrido em virtude dessa indisponibilidade será ressarcida”.

De qualquer modo, o banco tinha alegado que “caso ainda tenha alguma dúvida, pode entrar em contato conosco pela Central de Atendimento, App Santander, Internet Banking ou diretamente na sua agência”.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.