Brasileiros querem que bancos e fintechs façam cada vez mais ESTA função

Em meio ao crescimento tecnológico, vêm sendo observada uma competição maior por espaço no mercado financeiro. Apesar disso, os consumidores esperam integração entre bancos tradicionais e fintechs, conforme pesquisas realizadas pela EY, no primeiro semestre de 2022, e pela Finastra, em 2020.

Segundo apurado pelo DINO Agência de Notícias Corporativas, as duas pesquisas revelam que, ao atuar em conjunto com novos modelos de tecnologia, os bancos e fintechs aumentarão market share (participação de mercado), elevarão receita em até 20% e cortarão de custos de até 25%.

Além disso, esses dois tipos de instituições poderão facilitar as jornadas de clientes por canais próprios e de terceiros.

Outras vantagens da integração entre bancos e fintechs

Conforme as pesquisas, a rede física dos bancos pode ser um diferencial. Ao contar com as novas possibilidades de jornadas desenvolvidas pelas fintechs, esta rede pode ser usada para a promoção de uma estratégia físico mais digital.

Neste espaço, os clientes poderão ser atendidos por especialistas do banco. Ao mesmo tempo, a tecnologia agilizará as questões burocráticas para os usuários.

NUNCA MAIS PAGUE POR ISTO! Taxas bancárias que você não precisa pagar

Ao DINO, o CEO do hub de crédito Kalea, Luiz Falbo Di Cavalcanti, afirma que, deste modo, o banco poderá qualificar o atendimento por meio de atuação de sua equipe, e ainda terá condições de diminuir dificuldades burocráticas e facilitar a vida das pessoas.

No caso das fintechs, o especialista alega que as grandes vantagens da integração são a possibilidade de utilizar a rede e estrutura dos bancos para elevar seus modelos de negócios — e, plenamente, exercer os propósitos estabelecidos.

Open banking permite integração entre instituições financeiras

Como forma de proporcionar novas opções e serviços financeiros no Brasil, o Banco Central implantou o Open Banking no país.

Desenvolvido no ano passado, este sistema financeiro aberto é a possiblidade de clientes permitirem o compartilhamento de suas informações entre diferentes instituições autorizadas pelo BC.

Com a novidade, os usuários poderão movimentar suas contas bancárias por meio de variadas plataformas. Ou seja, não seria limitado somente pelo site ou aplicativo do respectivo banco. Isso acontece de modo seguro, conveniente e ágil.

Ao ter acesso dos usuários, as instituições participantes poderão realizar ofertas de serviços e produtos para clientes de seus concorrentes. Assim, o consumidor poderá ser beneficiado, com tarifas menores e condições melhores.

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile