Falar sobre dinheiro em FAMÍLIA precisa deixar de ser um TABU no Brasil

A educação financeira deve ser ensinada desde jovem, para que os adultos saibam lidar com o dinheiro de forma mais consciente. Mesmo assim, muitas famílias encaram o assunto com desconfiança. 

Falar sobre dinheiro em FAMÍLIA precisa deixar de ser um TABU no Brasil
Falar sobre dinheiro em FAMÍLIA precisa deixar de ser um TABU no Brasil (Imagem: FDR)

Em comemoração aos dia dos pais, Carol Paiffer, CEO da Atom e empresária do programa Shark Tank Brasil, lançará a websérie “Pai, Me Dá Dinheiro?”. O projeto é em parceria com seu irmão e sócio na Atom, Joaquim Paiffer.

A websérie será exibida em três episódios lançados nos dias 8, 9 e 10 de agosto. Os vídeos trazem a família Paiffer, com os irmãos Carol e Kim com seu pai José Donizete. O objetivo é lembrar que a educação financeira começa em casa e precisa fazer parte da conversa entre pais e filhos.

Conversar sobre finanças com os filhos permite que sejam formados adultos mais conscientes sobre o uso do dinheiro. Além disso, ajuda a prepará-los para administrar o orçamento doméstico.

Segundo Joaquim Paiffer, Kim como é conhecido no mercado, disse que conversar sobre dinheiro era uma realidade em casa. Diante disso, a sua carreira e a da sua irmã como empreendedores e investidores é um reflexo das conversas abertas com o pai.

Por esse motivo, os irmãos convidaram o pai para compartilhar experiências e algumas recomendações que foram ensinadas aos filhos durante a infância. Além disso, os irmãos Paiffer irão falar sobre as experiências adquiridas durante a trajetória como empreendedores. 

Falar sobre dinheiro precisa deixar de ser um tabu

“Qualquer educador financeiro que seja procurado para ajudar a organizar o orçamento de uma casa já tem na ponta da língua uma primeira orientação: todos os membros da família precisam saber quanto cada um ganha”, afirma Carol.

O problema, segundo a CEO da Atom, é que, muitas vezes, os pais só falam sobre dinheiro quando estão passando por uma crise. Porém, é imprescindível que as crianças saibam quanto os pais ganham e quanto custa as despesas familiares.

Além disso, diante de uma crise financeira, é possível conversar com os filhos informando sobre a situação e pedindo a colaboração. Segundo Carol, é possível “ganhar dinheiro juntos e mudarem a sua realidade”.

Assim, pais podem se surpreender com a visão dos filhos, podendo, até mesmo, contar com a colaboração dos pequenos. Nesse cenário, pode, até mesmo, surgir um novo empreendimento familiar.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.