Logo do Terra PRODUTOS TERRA
FDR
  • Início
  • Finanças
    • Cartões de crédito
    • Contas Digitais
    • Empréstimos
    • Loterias
  • Impostos
    • IPVA
    • IPTU
    • IRPF
    • IRPJ
  • Direitos e Benefícios
    • Bolsa Família
    • INSS
    • CNH Social
    • Carro & Economia
    • Seguro Desemprego
    • SUS
    • Minha Casa Minha Vida
    • Pé de Meia
  • Renda
    • FGTS
    • PIS PASEP
    • Renda Extra
  • Carreiras
    • Concursos
    • Vagas de Emprego
    • Cursos
    • Vestibulares
  • MEI
  • Contato
    • Sobre
    • Política de privacidade
    • Política de Erros
    • Princípios Editoriais
No Result
View All Result
  • Início
  • Finanças
    • Cartões de crédito
    • Contas Digitais
    • Empréstimos
    • Loterias
  • Impostos
    • IPVA
    • IPTU
    • IRPF
    • IRPJ
  • Direitos e Benefícios
    • Bolsa Família
    • INSS
    • CNH Social
    • Carro & Economia
    • Seguro Desemprego
    • SUS
    • Minha Casa Minha Vida
    • Pé de Meia
  • Renda
    • FGTS
    • PIS PASEP
    • Renda Extra
  • Carreiras
    • Concursos
    • Vagas de Emprego
    • Cursos
    • Vestibulares
  • MEI
  • Contato
    • Sobre
    • Política de privacidade
    • Política de Erros
    • Princípios Editoriais
No Result
View All Result
FDR
No Result
View All Result

Investimentos no Tesouro e nos Bancos estão com NOVO rendimento

Por Silvio Suehiro
9 de agosto de 2022
WhatsApp
Preocupação com gastos do governo impacta no Tesouro Selic

Preocupação com gastos do governo impacta no Tesouro Selic (Imagem: Priscila Zambotto/Getty Images)

Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central aumentou a taxa Selic, de 13,25% ao ano para 13,75% ao ano, nesta quarta-feira (3). Este reajuste faz com que diversos investimentos em renda fixa ofereçam melhores rendimentos. Este é o caso de uma aplicação no Tesouro e em bancos.

Investimentos no Tesouro e Bancos estão com NOVO rendimento
Investimentos no Tesouro e Bancos estão com NOVO rendimento (Imagem: Montagem/FDR)

Por conta da grande inflação no país, o Banco Central decidiu elevar a taxa básica de juros da economia. A Selic vem elevando desde março do ano passado. Desde então, já foram realizados doze reajustes. Para quem aplica em investimentos mais seguros, a decisão do Copom vem sendo positiva.

Isso acontece porque a taxa Selic influencia todas as taxas de juros do país. Dessa forma, os investimentos em renda fixa — que são atrelados à taxa básica de juros — passam a ter rendimentos maiores quando a Selic aumenta.

Entre as aplicações favorecidas pelo ciclo de alta da taxa de juros, estão os títulos públicos atrelados à Selic (Tesouro Selic), do Tesouro Direto; e os CDBs (Certificados de Depósito Bancário), que são emitidos por bancos.

O Tesouro Selic e os CDBs

O Tesouro Selic é um dos títulos do Tesouro Direto. Este é um Programa do Tesouro Nacional, desenvolvido para venda de títulos públicos federais para pessoas físicas — de modo totalmente online. Como o nome já sugere, os títulos Tesouro Selic possuem a rentabilidade atrelada à taxa básica de juros.

Já os CDBs são títulos de renda fixa emitidos por bancos, para captar recursos. Em troca, o investidor recebe uma taxa de rentabilidade, que é estabelecida no momento da compra. A rentabilidade de um CDB é definida por uma porcentagem da taxa do CDI. Na prática, o valor do CDI é próximo ao da Selic.

Ou seja, no caso do Tesouro Direto, quem toma o dinheiro emprestado é o governo. Na situação dos CDBs, os valores são obtidos por instituições financeiras.

Novos rendimentos dos investimentos no Tesouro e bancos

Conforme levantamento realizado pelo buscador financeiro Yubb, diante do aumento da taxa Selic e previsão de desaceleração da inflação, ficam maiores os rendimentos com investimentos em renda fixa.

Com a Selic em 13,75% ao ano, estes são os rendimentos brutos (sem descontar a inflação e Imposto de Renda) previstos no período de 12 meses:

  • Tesouro Selic: 13,65%
  • CDB em banco médio: 15,70%
  • CDB em banco grande: 10,24%

Com o desconto do Imposto de Renda, estes são os rendimentos estimados:

  • Tesouro Selic: 10,92%
  • CDB em banco médio: 12,56%
  • CDB em banco grande: 8,19%

Por fim, estas são as estimativas de rendimento líquido real (com desconto de inflação e Imposto de Renda):

  • Tesouro Selic: 3,52%
  • CDB em banco médio: 5,05%
  • CDB em banco grande: 0,97%

Para realizar as simulações, foi considerada uma alíquota de 20% de Imposto de Renda relativo a prazos de vencimento de 181 a 360 dias. Além disso, foi levada em conta a uma previsão de inflação para 2022 de 7,15% — conforme indicado por economistas consultados pelo Banco Central, no boletim Focus.

Os investimentos em renda fixa tendem a render mais com o aumento da taxa Selic
Os investimentos em renda fixa tendem a render mais com o aumento da taxa Selic (Imagem: Montagem/FDR)

Investimento mais tradicional do país seguirá com mesmo rendimento

A caderneta de poupança, considerada a aplicação mais tradicional do país, continuará com o mesmo rendimento, apesar da alta recente da taxa Selic. Mesmo que esteja atrelada à taxa básica de juros, ela nem sempre eleva junto com ela.

Quando a Selic está acima de 8,5% ao ano, a rentabilidade da caderneta de poupança é fixa — e para de crescer. Esta é a regra da poupança:

  • Caso a Selic esteja acima de 8,5% ao ano: para depósitos feitos em qualquer ano, a poupança rende 0,5% ao mês + TR (Taxa Referencial), equivalente a 6,17% ao ano + TR.
  • Caso a Selic esteja igual ou abaixo de 8,5% ao ano: para depósitos feitos a partir de 2012, a poupança rende 70% da Selic + TR. Para depósitos feitos até 2012, a poupança rende 0,5% ao mês + TR, igual a 6,17% ao ano + TR.

Ao contrário do Tesouro Selic e dos CDBs, a caderneta de poupança tem isenção de Imposto de Renda. Apesar disso, o investimento mais tradicional do país ainda continua rendendo menos do que as outras duas opções.

Conforme simulação do Yubb, o rendimento, o rendimento líquido real da poupança é de -0,91% no período de 12 meses.

Aproveite a nossa calculadora abaixo para simular o rendimento dos seus investimentos:

Silvio Suehiro

Silvio Suehiro

Silvio Suehiro é formado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Desde 2020, dedica-se à redação do portal FDR, onde tem acumulado experiência e vasto conhecimento na área ligada a economia, finanças e investimentos. Além disso, Silvio produz análises sobre produtos e serviços financeiros, sempre prezando pela imparcialidade e informações confiáveis.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Sobre nós
  • Privacidade
  • Contato
  • Esforços filantrópicos
  • O site FDR é confiável?
  • Trabalhe Conosco

FDR Finanças, Direitos e Renda | Últimas Notícias

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Início
  • Finanças
    • Cartões de crédito
    • Contas Digitais
    • Empréstimos
    • Loterias
  • Impostos
    • IPVA
    • IPTU
    • IRPF
    • IRPJ
  • Direitos e Benefícios
    • Bolsa Família
    • INSS
    • CNH Social
    • Carro & Economia
    • Seguro Desemprego
    • SUS
    • Minha Casa Minha Vida
    • Pé de Meia
  • Renda
    • FGTS
    • PIS PASEP
    • Renda Extra
  • Carreiras
    • Concursos
    • Vagas de Emprego
    • Cursos
    • Vestibulares
  • MEI
  • Contato
    • Sobre
    • Política de privacidade
    • Política de Erros
    • Princípios Editoriais

FDR Finanças, Direitos e Renda | Últimas Notícias