VESTIBULAR 2023: Unicamp anuncia MUDANÇAS no processo seletivo

Inscrições no vestibular 2023 da Unicamp foram abertas no começo dessa semana. Agora, a instituição anunciou uma série de mudanças e os estudantes precisam ficar atentos para conferir se serão afetados ou não; saiba mais agora.

VESTIBULAR 2023: Unicamp anuncia MUDANÇAS no processo seletivo
VESTIBULAR 2023: Unicamp anuncia MUDANÇAS no processo seletivo (Imagem: FDR)

É vestibulando da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)? Fique de olho nas mudanças anunciadas pela instituição logo após o período de abertura das inscrições na seleção do próximo ano. Os procedimentos para alguns grupos mudarão no ingresso em 2023.

Mudanças no vestibular 2023 da Unicamp

Calendário

A primeira grande mudança é quanto ao calendário, pois, a instituição antecipou a aplicação da segunda fase de provas para o mês de novembro desse ano.

Modalidade Enem-Unicamp

Antecipação da inscrição na modalidade Enem-Unicamp para os candidatos de escolas públicas que optaram pelo PAAIS ou cotas étnico-raciais.

Reconhecimento facial

A partir dessa edição do vestibular da Unicamp será adotado, durante a segunda fase, o reconhecimento facial para os candidatos que escolheres as cotas raciais. Caso o estudante seja aprovado, não será necessário participar da banca de heteroidentificação que é adotada pela universidade há anos.

Por outro lado, essa etapa não é eliminatória nem substitui a heteroidentificação, assim o candidato que não for aprovado no reconhecimento fácil ainda terá uma oportunidade.

Redução no número de questões

A primeira fase da seleção continua com o formato habitual, ou seja, 72 questões; no entanto, a Unicamp vai reduzir duas questões na prova de Linguagens questões a segunda fase e transferir duas questões interdisciplinares de ciências da natureza para o primeiro dia de prova.

Calendário vestibular 2023 Unicamp

Confira as datas importantes do vestibular 2023 da Universidade Estadual de Campinas:

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile