VESTIBULAR 2023: Unicamp anuncia MUDANÇAS no processo seletivo

Inscrições no vestibular 2023 da Unicamp foram abertas no começo dessa semana. Agora, a instituição anunciou uma série de mudanças e os estudantes precisam ficar atentos para conferir se serão afetados ou não; saiba mais agora.

publicidade
VESTIBULAR 2023: Unicamp anuncia MUDANÇAS no processo seletivo
VESTIBULAR 2023: Unicamp anuncia MUDANÇAS no processo seletivo (Imagem: FDR)

É vestibulando da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)? Fique de olho nas mudanças anunciadas pela instituição logo após o período de abertura das inscrições na seleção do próximo ano. Os procedimentos para alguns grupos mudarão no ingresso em 2023.

Mudanças no vestibular 2023 da Unicamp

Calendário

A primeira grande mudança é quanto ao calendário, pois, a instituição antecipou a aplicação da segunda fase de provas para o mês de novembro desse ano.

publicidade

Modalidade Enem-Unicamp

Antecipação da inscrição na modalidade Enem-Unicamp para os candidatos de escolas públicas que optaram pelo PAAIS ou cotas étnico-raciais.

Reconhecimento facial

A partir dessa edição do vestibular da Unicamp será adotado, durante a segunda fase, o reconhecimento facial para os candidatos que escolheres as cotas raciais. Caso o estudante seja aprovado, não será necessário participar da banca de heteroidentificação que é adotada pela universidade há anos.

Por outro lado, essa etapa não é eliminatória nem substitui a heteroidentificação, assim o candidato que não for aprovado no reconhecimento fácil ainda terá uma oportunidade.

Redução no número de questões

A primeira fase da seleção continua com o formato habitual, ou seja, 72 questões; no entanto, a Unicamp vai reduzir duas questões na prova de Linguagens questões a segunda fase e transferir duas questões interdisciplinares de ciências da natureza para o primeiro dia de prova.

Calendário vestibular 2023 Unicamp

Confira as datas importantes do vestibular 2023 da Universidade Estadual de Campinas:

  • Inscrições: já abertas até 2 de setembro
  • Primeira fase: 6 de novembrode 2022
  • Provas de Habilidades Específicas para candidatos aos cursos de Música: Entre 19 e 30 de setembro
  • Segunda fase: 11 e 12 de dezembro de 2022
publicidade
  • Provas de Habilidades Específicas para os candidatos aos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança: entre os dias 4 e 6 de janeiro de 2023.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Jamille Novaes
Jamille Pereira Novaes é graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), pós-graduada em Gestão da Educação pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU). Como professora de Língua Portuguesa, já atuou no ensino fundamental I e II. Atualmente, trabalha como professora de Língua Portuguesa no ensino técnico e redatora da editoria de carreiras do portal FDR. Jamille utiliza sua experiência na área da educação para cobrir notícias sobre cursos, vestibulares, empregos e concursos.