PROUNI está com mais de 2 mil vagas em Salvador; saiba como se candidato

Inscrições no PROUNI serão encerradas amanhã, 4, estudantes que fizeram o último Enem podem participar. Na Bahia é possível concorrer às vagas na capital, Salvador, além das seguintes cidades: Lauro de Freitas, Vitória da Conquista, Barreiras e Feira de Santana; confira mais detalhes.

PROUNI está com mais de 2 mil vagas em Salvador; saiba como se candidato
PROUNI está com mais de 2 mil vagas em Salvador; saiba como se candidato (Imagem: FDR)

As inscrições para o Programa Universidade para Todos está aberta até amanhã, 4; nessa edição o MEC não divulgou o número total de vagas disponíveis. Mas, só no estado da Bahia os estudantes têm a disposição mais de 2 mil vagas em Salvador, além das oportunidades em outras cidades do estado.

O Prouni é uma alternativa para os estudantes que desejam estudar em instituições de ensino superior particular com bolsas de estudos, que podem ser de 50% ou 100%.

Para concorrer às vagas é necessário:

  • Ter concluído o ensino médio;
  • Feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) atingido média acima de 450 pontos em cada matéria do exame
  • Não ter zerado a nota de redação;
  • Nem ter feito o Enem como treineiro.

PROUNI na Bahia

Na capital do estado, Salvador, são 2.234 vagas em 142 cursos que vão de Medicina a Jogos Digitais.

Administração é o curso com mais vagas na capital baiana, são ao todo 256 bolsas integrais e parciais em 20 instituições.

Também é possível concorrer as 45 vagas oferecidas pelo Centro Universitário Maurício de Nassau (Uninassau) em Salvador, Lauro de Freitas e Vitória da Conquista.

Em Barreiras há 60 vagas em 11 cursos da Faculdade São Francisco (Unifasb); e o Centro Universitário Joaquim Nabuco (Uninabuco), tem 20 vagas em Feira de Santana, 22 em Lauro de Freitas e 20 em Salvador.

Mudanças no Prouni

Além da não divulgação do número total de vagas, o programa trouxe algumas mudanças, uma delas é a possibilidade de os estudantes da rede particular de ensino participarem.

Antes eles podiam concorrer às vagas apenas se fizeram o ensino médio na rede particular na condição de bolsistas; agora, mesmo como pagantes eles podem concorrer, no entanto, precisam atender aos requisitos de renda per capital mensal.

Além disso, nessa edição será adotada a prioridade no preenchimento das vagas, os primeiros a ocuparem elas serão os professores da rede pública de ensino médio completo; seguidos por estudantes que tinham cursado o ensino médio em rede pública de rede; depois os estudantes que tinham cursado o ensino médio completo em escolas públicas.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a editoria de Carreiras do FDR.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.