Vai comprar um IMÓVEL? Estes CUIDADOS devem ser tomados com as certidões

O financiamento imobiliário teve alta de 46% em 2021 e a estimativa é que para este ano o setor tenha uma alta de 2%, fechando em R$ 260 bilhões. Diante disso, especialistas alertam aos consumidores que busquem documentos que garantam a proteção do imóvel.

Vai comprar um IMÓVEL? Estes CUIDADOS devem ser tomados com as certidões
Vai comprar um IMÓVEL? Estes CUIDADOS devem ser tomados com as certidões (Imagem: Montagem/FDR)

A compra da casa própria é o sonho de muitos brasileiros. No último ano houve um crescimento no mercado, principalmente com as novas regras de financiamento imobiliário. É importante lembrar que o Governo Federal substituiu o Minha Casa, Minha Vida pelo Casa Verde e Amarela.

Além da mudança no nome, o governo reformulou o programa trazendo diversas novidades e tentando resolver os problemas que estavam prejudicando a sua continuidade. Com isso, novos interessados começaram a surgir e o setor voltou a obter crescimento em 2021.

Aumento da taxa Selic e financiamento imobiliário

A última elevação da taxa Selic contribuiu para o aumento de investidores que emprestam dinheiro ao governo em troca de juros. O título público federal que permite esse tipo de investimento alcançou o maior nível desde o início de 2017.

Esses dados foram apresentados pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip). Diante disso, as financeiras passaram a criar novas linhas de crédito para contemplar os mais diversos tipos de clientes. 

Entre as modalidades de crédito que mais receberam investimentos no último ano está o financiamento imobiliário. Porém, a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), acredita que a alta da Selic impactará negativamente o setor imobiliário. 

É importante salientar que a taxa dos financiamentos de imóveis é atrelada aos rendimentos da poupança. Assim, o rendimento desta não deve subir na mesma proporção que a Selic. Por esse motivo, especialistas no ramo imobiliário acreditam que este é um bom momento para comprar um imóvel financiado.

Fique atento à documentação do imóvel

Durante o processo de liberação do financiamento imobiliário, os interessados devem apresentar diversos documentos que comprovem que não há nenhum impedimento legal para a aquisição do imóvel.

Entre eles, destaque para as certidões, que oferecem segurança jurídica ao comprador e à instituição financeira. Sendo assim, mesmo sendo um processo trabalhoso e burocrático, sem esse trâmite, haveria total insegurança.

“As certidões servem como instrumento de prevenção, resguardando as partes e auxiliando-as a não ter surpresas desagradáveis”, afirma Marlon Godoy, diretor comercial da Leme Inteligência Forense.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.