Lula anuncia estratégia para REDUZIR os PREÇOS da Petrobras; veja as mudanças

Em entrevista ao portal UOL, o candidato à presidência da República Luís Inácio Lula da Silva (PT), garantiu que se for eleito em outubro vai mudar a política de preços da Petrobras. Na ocasião, o ex-presidente ainda disse que fará algo que Jair Bolsonaro (PL) “não teve coragem”. A ideia é que essa mudança tenha o poder de diminuir o valor dos combustíveis.

Lula anuncia estratégia para REDUZIR os PREÇOS da Petrobras; veja as mudanças
Lula anuncia estratégia para REDUZIR os PREÇOS da Petrobras; veja as mudanças (Imagem: FDR)

Na entrevista, Lula sugeriu que haja a mudança na política que hoje é adotada pela Petrobras, chamada de Preço de Paridade de Importação (PPI). Inclusive este é um pedido feito por caminhoneiros e demais brasileiros. A ideia é que alterando essa política, a Petrobras consiga cobrar menos pelos combustíveis saindo das refinarias.

Lula aproveitou a ocasião para provocar seu oponente, o presidente Jair Bolsonaro. O candidato petista disse que o atual governante do país “não teve coragem” de fazer essa alteração na estatal para “agradar acionistas”. No entanto, o maior acionista da Petrobras é justamente a União.

“A gente pode reduzir o preço, sim, o presidente não teve coragem”, completou Lula.

Ainda sobre a administração da Petrobras, o candidato petista afirmou que o Brasil poderia ser “autossuficiente” na produção de derivados de petróleo.

Um país que é autossuficiente em petróleo, que poderia estar exportando derivado, não tem capacidade de refinar a quantidade de consumo que nós precisamos (…) É uma vergonha“, defendeu o candidato.

E mostrou interesse em tornar a Petrobras “senão a primeira, a segunda maior empresa petroleira do mundo“.

Política de preços da Petrobras e a relação com Lula

A atual política de preços da Petrobras que usa o mercado internacional como referência para definir o valor do produto, começou a funcionar na época de governo de Michel Temer. Na ocasião, ele desfez a política que era adotada quando a administração do governo era de Dilma Rousseff (PT).

Por isso, Lula defende voltar a política de preços que era adotada na época do governo petista. Ele defende que a variação do dólar não influencie o preço final do produto. O argumento é que a população brasileira “ganha em real e gasta em real”.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com