INSS emite ALERTA DE GOLPE através da PROVA DE VIDA; veja como se proteger

O governo federal informou que criminosos estão usando a prova de vida do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) como isca para aplicar golpes. Segundo as informações do governo, os aposentados e pensionistas estão sendo abordados por meio de carta, e-mail, telefonema ou mensagem de celular (WhatsApp ou SMS).

publicidade
INSS emite ALERTA DE GOLPE através da PROVA DE VIDA; veja como se proteger
INSS emite ALERTA DE GOLPE através da PROVA DE VIDA; veja como se proteger (Imagem: FDR)

Para aplicar o golpe, os criminosos fingem ser funcionários do INSS e solicitam aos segurados informações pessoais e até mesmo fotos de documentos. Para conseguir manter a fraude, eles dizem que se trata do procedimento de prova de vida e que se o envio dos dados não for feito, corre o risco do salário ser bloqueado.

Quando entram em contato com o aposentado ou pensionista, o criminoso tem firmeza ao atestar que o procedimento é imprescindível para manter o pagamento do INSS. Inclusive, chega a passar algum dado pessoal do segurado, a fim de mostrar que se trata de um contato verdadeiro.

publicidade

Faz parte do golpe enviar ainda links fingindo que se trata de uma etapa para realizar a prova de vida por biometria. Esses links podem facilitar o acesso dos golpistas às redes sociais do segurado, por exemplo, aplicando golpes nos contatos de WhatsApp da vítima.

Como o INSS entra em contato com o segurado

Para não confundir um contato verídico com uma farsa, a Previdência Social alerta sobre a forma como se comunica com os segurados. São pelo menos duas formas:  e-mail automático do Meu INSS sobre o andamento do seu pedido ou cartas registradas via Correios.

A recomendação é que o segurado mantenha seus dados sempre atualizados nos canais da Previdência, principalmente algum meio de contato. No entanto, não faz parte da conduta do órgão público pedir que sejam enviadas fotos de documentos, ou pedir o acesso por links.

Em caso de dúvidas sobre algum contato que recebeu em nome do INSS, o ideal é fazer uma ligação direto para a Central de Atendimento no telefone 135. Dessa forma, poderá tirar todas as suas dúvidas e verificar se o contato é real.

Quanto a prova de vida, o governo federal afirma que ela está suspensa até 31 de dezembro de 2022. Isso significa que até lá nenhum pagamento será cancelado ou bloqueado porque não houve comprovação de vida.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Está sendo feito um estudo sobre a implantação de um sistema que vai cruzar dados dos segurados entre as bases do governo, dessa forma a prova de vida ocorrerá automaticamente.

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Lila Cunha
Lila Cunha é formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atua como repórter especial para o portal FDR. É responsável por selecionar as informações abordadas e garantir o padrão de qualidade das notícias veiculadas. Além disso, trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional.