PERÍCIA MÉDICA do INSS: saiba o que responder para ter o seu BENEFÍCIO APROVADO

É através da perícia médica do INSS que pode ser liberado o recebimento de benefícios como auxílio doença, BPC e aposentadoria ao segurado que for diagnosticado com incapacidade. O procedimento consiste na investigação do problema por meio de consultas e exames comumente solicitados quando o segurado do Instituto Nacional do Seguro Social possui alguma doença física, mental, intelectual ou sofreu algum acidente.

Saiba o que responder na perícia para ter benefício aprovado. (Imagem: FDR)

Sendo indispensável para a aprovação de certos benefícios, a perícia médica pode ser negada, caso o instituto julgue que não deva conceder o benefício ao trabalhador. Após enfrentar toda a burocracia e demora do sistema, o que o cidadão menos precisa é encarar uma resposta negativa. Por essa razão, siga na leitura para saber o que responder para ter seu benefício aprovado.

Saiba o que responder na perícia para ter benefício aprovado

Além do laudo, outros fatores também serão determinantes para garantir a aprovação do seu benefício que solicita perícia médica. O interessado deve considerar questões como organização, planejamento, entre outros cuidados.

A vestimenta é um fator indispensável de ser pensado previamente. Isso porque, a perícia se trata de um exame médico, onde em muitos dos casos é realizada a observação de ferimentos, a solicitação de que o indivíduo realize certos movimentos para que sua capacidade física seja avaliada. 

Chegar cedo ao exame e com todos os documentos necessários em mãos permitirá que sua perícia seja feita no tempo certo, da melhor maneira, para que todas as questões sejam esclarecidas. Apresente a documentação organizada de maneira cronológica para que o perito analise seu histórico.

Durante a consulta, se atenha a responder somente o que o perito perguntar. No entanto, evite respostas subjetivas ou objetivas demais. Relate o que considerar importante.

Um dos erros mais comuns das pessoas que buscam a perícia médica é acreditar que quanto mais problemas forem relatados, maiores as chances de conseguir o benefício. Mas não é bem assim. Foque no problema que dificulta o seu trabalho e explique como isso acontece.

Como realizar o agendamento da perícia médica do INSS

O agendamento da perícia médica do INSS pode ser feito através da Central de Atendimento pelo número 135. Caso preferir, o interessado deve ir a um agência do instituto ou agendar pelo site ou aplicativo Meu INSS.

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.