PIS/PASEP: entenda como estão funcionando os calendários de PAGAMENTO retroativos

O calendário de pagamento do abono salarial PIS/PASEP sofreu mudanças devido a pandemia de Covid-19. O Programa de Integração Social (PIS), como o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), são pagos uma vez ao ano, mas foram suspensos em 2021 e reformularam os repasses.

PIS/PASEP: cidadãos que trabalharam em 2021 já podem consultar o calendário de pagamento
PIS/PASEP: entenda como estão funcionando os calendários de PAGAMENTO retroativos (Imagem: FDR)

O cidadão trabalhava em um ano e recebia o PIS/PASEP no ano seguinte. Isso significa que aqueles que atuaram com carteira assinada em 2021, deveriam receber o abono em 2022. No entanto, no ano passado o pagamento foi suspenso e atingiu o grupo que atuou no ano base de 2020.

Dessa forma, o cronograma passou a ser de:

O pagamento foi suspenso em 2021 porque a verba usada para o abono salarial foi repassada para o Benefício Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm).

Este programa financiava parte do salário dos trabalhadores da iniciativa privada, a fim de que eles não fossem demitidos e a empresa conseguisse arcar com os custos para manter o funcionário.

Neste ano de 2022 os repasses do abono salarial voltaram a ser feitos, mas beneficiaram aqueles que trabalharam em 2020 e não receberam em 2021. E ainda, quem trabalhou em 2019 e não recebeu no ano seguinte.

Quem vai receber o PIS/PASEP de 2021?

Algumas regras precisam ser cumpridas para receber o PIS/PASEP ano base de 2021. Os requisitos são os mesmos exigidos para os anos anteriores.

Ao todo, são disponibilizados pelo menos R$20 bilhões para cerca de 23 milhões de cidadãos entre funcionários da iniciativa privada (PIS) e pública (PASEP).

PIS/PASEP DE R$ 1.212 É LIBERADO: VEJA COMO RECEBER O VALOR, REGRAS E CALENDÁRIO

Consultar calendário de pagamentos

Por hora, não existe um calendário oficial de pagamentos para o PIS/PASEP do ano de 2021. Até 29 de dezembro deste ano quem tem saldo acumulado referente aos anos de 2019 e 2020 poderá ter acesso ao valor.

No entanto, a consulta ao cronograma oficial e ao saldo disponibilizado pelos bancos pode ser feita nos seguintes canais:

Para o PIS (trabalhador de empresa privada):

Para o Pasep (servidor público):

YouTube video player
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile