Cresce o número de solicitações negadas pelo Instituto Nacional do Seguro Social. Com o aumento do número de reprovação dos benefícios do INSS, os contribuintes precisam estar cada vez mais atentos aos requisitos e preparados para saber quais atitudes devem ser tomadas em caso de negativa.
Após passar por um longo período de espera na análise do requerimento, o que leva em média 115 dias, lidar com a frustração da reprovação não é algo fácil. Somente no primeiro trimestre deste ano, cerca de 1,14 milhão de solicitações foram negadas. O número representa quase a metade dos pedidos feitos, segundo o BEPS de maio (27° Boletim Estatístico da Previdência Social).
Aumenta o número de indeferimentos de benefícios do INSS
As informações são de que os indeferimentos se mostram crescentes em todo Brasil. Entre 2012 e 2018, a média anual de pedidos negados era de 3,4 milhões. De 2019 em diante, a média subiu para 4,4 milhões.
Entre as razões pelas quais os pedidos de benefícios negados estão crescendo nos últimos anos, está a falta de estrutura do INSS. A situação impossibilita uma análise cuidadosa e detalhada, resultando nas negativas.
Após ter o benefício negado, o indivíduo pode recorrer de diferentes formas na tentativa de reverter a situação. Nesse caso, o cidadão pode contatar o próprio órgão do INSS, também podendo entrar com ação judicial ou realizar novo pedido.
O que fazer diante da reprovação dos benefícios do INSS
Com a reprovação dos benefícios do INSS, o contribuinte que tenta se tornar beneficiário possui algumas alternativas para tentar reverter a situação. Uma delas é recorrer a resposta do INSS. Para isso, o cidadão possui até 30 dias para ir ao Conselho de Recursos da Previdência Social (CRPS).
Ao receber a carta de comunicação de decisão do INSS, é preciso que o solicitante do benefício identifique a razão da negativa. Outra opção é ir ao site Meu INSS para analisar o processo administrativo.
O agendamento do recurso pode ser feito através do telefone 135, ou pelo portal Meu INSS. Na abertura do recurso, o solicitante deve anexar documentos que expliquem a razão pelas quais não concorda com a decisão do instituto.
É preciso ainda anexar os documentos pessoais do interessado. Além do tempo de contribuição, petições e outras documentações que julgue importante para o recurso. Confira o passo a passo do agendamento:
- Acessar o Meu INSS com seu login e senha
- Buscar a opção “Agendamentos/Requerimentos”
- Clicar em “Novo Requerimento”
- Para facilitar, digitar na busca a palavra “recurso”
- Escolher a opção desejada
- Inserir todos os dados solicitados
- Finalizar pedido
É importante que o cidadão saiba que o processo é bastante demorado. Isso porque, os pedidos julgados no CRPS levam em média 411 dias para serem analisados.