CRÉDITO CONSIGNADO do INSS: entenda ESSAS regras e veja se você TEM DIREITO a solicitar o empréstimo

Pontos-chave
  • Empréstimo consignado do INSS é um direito do aposentado e pensionista;
  • Os juros oferecidos são mais vantajosos;
  • Fraudes e golpes são aplicados sobre essa operação, por isso é preciso cuidado.

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social têm a opção de contratar empréstimo com condições especiais. Para isso, o crédito consignado do INSS é autorizado pelo governo e permite a contratação em diversas instituições financeiras.

CRÉDITO CONSIGNADO do INSS: veja quais as regras, quem pode solicitar e qual o valor
CRÉDITO CONSIGNADO do INSS: veja quais as regras, quem pode solicitar e qual o valor (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

O crédito consignado do INSS é usado por aqueles que desejam solicitar empréstimo dos bancos, contando com condições de juros e pagamentos exclusivos. Isso porque, as parcelas para quitar o crédito são descontadas diretamente do valor pago na pensão ou benefício previdenciário.

Atualmente, o cidadão pode comprometer até 40% do valor do seu benefício no empréstimo. Ou seja, não é permitido que o valor da parcela de pagamento do crédito seja superior a 40% do que o segurado ganha.

A medida, no entanto, surgiu como forma de fomentar a economia brasileira durante os anos de pandemia. Ainda que os efeitos pandêmicos estejam sendo reduzidos, a regra que garantiu o aumento de 35% para 40% da margem do consignado do INSS continua.

Quem pode contratar empréstimo consignado no INSS

O crédito consignado do INSS foi criado em 2004. De acordo com a Câmara dos Deputados, pelo menos 17 milhões de pessoas são elegíveis ao empréstimo.

Para contratar, no entanto, é preciso comprovar que possuí benefício previdenciário com possibilidade de margem consignável.

Podem fazer o pedido aqueles que são:

  • Aposentados (qualquer tipo de aposentadoria);
  • Pensionistas (desde que seja de benefícios contínuos);
  • Inscritos no Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O próprio agente bancário consegue identificar quem tem direito ao crédito, e costuma entrar em contato oferecendo essa opção de empréstimo.

Taxa de juros do crédito consignado do INSS

O valor limite para contratação vai depender de quanto o cidadão recebe mensalmente da Previdência Social. Lembrando que não é permitido comprometer mais que 40% do seu salário com parcelas de empréstimo.

Por exemplo, se o indivíduo tem ganho de R$ 2.500 por mês, pode pagar até R$ 1.000 por parcela ao banco que fez a contratação. No entanto, o valor real vai depender de quantas parcelas a instituição liberou para pagamento, e o saldo limite liberado para aquele CPF.

As taxas de juros são reduzidas, comparado a outros empréstimos, porque o banco garante a liquidação da dívida ao fazer o desconto direto no holerite do aposentado ou pensionista.

O portal iDinheiro fez um levantamento com os melhores bancos que oferecem crédito consignado do INSS. A reportagem comparou o oferecimento em pelo menos quatro instituições.

Banco Taxa de juros para consignado INSS
Banco Sicoob A partir de 17,68% ao ano
Cetelem A partir de 18,33% ao ano
Sicredi A partir de 18,37% ao ano
Daycoval A partir de 19,39% ao ano

Como contratar

Uma dica valiosa para quem está procurando onde contratar crédito consignado do INSS é fazer uma simulação de valores. Instituições como o Banco Inter e Bradesco, oferecem a opção de simular os limites liberados e as opções de pagamento.

No Itaú, Santander e Banco do Brasil por exemplo, o prazo de pagamento para esta modalidade é 84 meses. Enquanto no Bradesco há possibilidade de estender as parcelas por 8 anos (96 meses).

A contratação pode ser feita online, não necessariamente já sendo cliente do banco desejado. Informações pessoais e previdenciárias devem ser passadas para que o banco possa liberar o valor.

  • Acesse o internet banking ou aplicativo do banco desejado;
  • Vá até a opção “Empréstimo”;
  • Selecione a alternativa “Consignado” ou “Consignado do INSS”;
  • Informe o valor que deseja contratar;
  • Preencha as informações seguintes e confirme.

Quem é cliente do banco terá o valor depositado na sua conta. Quem não é, vai precisar abrir sua conta para ter acesso ao pagamento.

Cuidado com os golpes no crédito consignado do INSS

Completando 18 anos em 2022, o crédito consignado do INSS soma dezenas de reclamações e denuncias de golpes. Os idosos são os principais alvos da contratação indesejada do empréstimo, ou seja, feita sem autorização do aposentado ou pensionista.

Existe ainda instituições bancárias que prorrogam as parcelas de pagamento aumentando o valor de juros, sem que o solicitante queira. Tudo acontece porque tanto os bandidos como as instituições que agem de má fé, possuem os dados dos clientes.

De acordo com a Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon), de janeiro a junho de 2022 já foram registradas 35.721 reclamações sobre crédito consignado, cartão de crédito consignado e renda mensal consignada.

O empréstimo consignado é uma operação de consumo, realizada entre a instituição financeira e o segurado. Por isso, em caso de discordância sobre a operação realizada, o segurado deve procurar diretamente a instituição financeira. Além disso, a denúncia sobre empréstimo consignado deve ser registrada no Portal do Consumidor, no endereço www.consumidor.gov.br“, informa o INSS, em nota.

O segurado pode bloquear a contratação de novos empréstimos. O pedido é feito tanto no aplicativo Meu INSS, como na Central de Atendimento número 135.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]