BANCO com maior número de RECLAMAÇÕES no 1º trimestre é digital; descubra qual é

Os bancos digitais chegaram oferecendo mais facilidades e menos burocracia para os consumidores, porém nem tudo são flores. Isto porque novamente o banco digital C6 Bank ficou na liderança do ranking de reclamações direcionadas às principais instituições financeiras no primeiro trimestre de 2022, de acordo com dados do Banco Central.

O ranking é definido de acordo com um indicador que considera a quantidade de reclamações recebidas, aquelas que são consideradas procedentes e o número de clientes de cada banco. Quanto mais pontos o banco possui, pior foi o seu desempenho.

Entre os meses de janeiro a março de 2022, o C6 Bank obteve 77,99 pontos no ranking, provenientes de 1.265 queixas procedentes em um universo de 16,218 milhões de clientes. Logo depois, aparecem na listagem o BTG Pactual/Banco Pan (68,20 pontos), Inter (48,85 pontos), BMG (47,20), Santander (27,37) e Bradesco (25,22).

Este primeiro grupo é formado por 15 instituições que possuem maior quantidade de clientes. 

Já no segundo grupo, as instituições com maior número de reclamações foram : Banco Digimais (657,93), Master (601,71), Neon (441,13), Ebanx Instituição de Pagamentos (173,53), e XP (166,42). 

As reclamações que mais apareceram no primeiro trimestre do ano foram as relacionadas a irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços como: cartões de crédito (2.312 reclamações); outras operações e serviços (1.158); oferta ou prestação de informações a respeito de empréstimo consignado de maneira inadequada (1.107).

No ranking anterior, relativo ao quarto trimestre do ano passado, o Banco Central inseriu no ranking as instituições de pagamento (IPs). Por fim, o grupo “Top 10” mudou para “Top 15”, e passou a englobar as 15 maiores instituições financeiras em quantidade de clientes.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.