CAIXA autoriza SAQUE CALAMIDADE para os moradores de MACÉIO; veja como solicitar

 Foi liberado nesta última quarta-feira (20), o acesso ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para moradores de Maceió afetados pelas fortes chuvas. A Caixa autoriza saque calamidade para os residentes das áreas mais atingidas.

Governo AUTORIZA o uso do FGTS para o FINANCIAMENTO do segundo imóvel
Saque calamidade para afetados pelas chuvas em Maceió. (Imagem: FDR)

O requerimento pode ser feito por moradores de áreas reconhecidas pela Defesa Civil Municipal como localidades fortemente afetadas. A liberação do saque vai até 25 de agosto e pode ser solicitada por meio do aplicativo do FGTS, siga na leitura para saber como.

Saque calamidade para afetados pelas chuvas em Maceió

Antes de tudo, o interessado deve ter conhecimento de que apenas poderá realizar o pedido, aquele que possui saldo positivo no fundo. Outra exigência é de que o trabalhador não pode ter realizado nenhum outro saque por calamidade no período de 12 meses.

O cidadão com saldo na conta do FGTS pode fazer a retirada de até R$ 6.220,00. Os valores se encontram disponíveis para o saque diante do decreto municipal de estado de calamidade que foi reconhecido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. Através de portaria ministerial a medida foi liberada.

Como realizar a solicitação do saque calamidade do FGTS

Como citado anteriormente, o saque calamidade é solicitado por meio do aplicativo do FGTS. Dessa forma, não há necessidade de comparecimento a uma agência da Caixa. Siga o passo a passo para realizar o requerimento:

  1. Faça o download do app FGTS e preencha as informações de cadastro;
  2. Clique na opção “Meus saques” e selecione “Outras situações de saque” na sequência “Calamidade pública” e acesse a cidade;
  3. Anexe os documentos solicitados: foto da identidade, habilitação ou passaporte, além do comprovante de residência em nome do trabalhador emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade. Caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro(a), é preciso enviar também a certidão de casamento ou escritura pública de união estável;
  4. Selecione a opção para creditar o valor em conta Caixa, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou outro banco e enviar a solicitação. Pronto! Solicitação feita.

O prazo para retorno da análise é de até cinco dias úteis.

Municípios de Alagoas com o saque calamidade do FGTS liberado

Além de Maceió, outros municípios afetados pelas chuvas também estão aptos ao saque calamidade do FGTS. Veja quais são:

  • Jacuípe: desde o dia 25 de junho até 31 de agosto;
  • Penedo: desde o dia 7 de julho até 25 de agosto;
  • Coité do Nóia: desde o dia 8 de julho até o dia 25 de agosto;
  • Coruripe: desde o dia 8 de julho até o dia 25 de agosto;
  • Satuba: desde o dia 9 de julho até 5 de outubro;
  • Coqueiro Seco: desde o dia 16 de julho até o dia 30 de agosto.

  

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.