UFPR está com as inscrições para o Vestibular 2023 abertas; mais de 5 mil vagas estão disponíveis

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) está com inscrições abertas para o seu Vestibular 2023. A instituição de ensino está ofertando 5.284 vagas, em 124 cursos. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de agosto.

publicidade
UFPR está com as inscrições para o Vestibular 2023 abertas; mais de 5 mil vagas estão disponíveis
UFPR está com as inscrições para o Vestibular 2023 abertas; mais de 5 mil vagas estão disponíveis (Imagem: FDR)

As inscrições para o Vestibular 2023 da Universidade Federal do Paraná estão sendo feitas de forma remota, por meio do site do Núcleo de Concursos da UFPR. No portal o candidato deve preencher o formulário.

Das 5.284 vagas do vestibular, metade são para ampla concorrência e a outra metade são para estudantes que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas. Além disso, dentro desse segundo grupo, há cotas para candidatos de baixa renda, pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.

publicidade

Campus com vagas para o Vestibular 2023 da UFPR

  • Curitiba;
  • Jandaia do Sul;
  • Matinhos;
  • Palotina;
  • Pontal do Paraná e
  • Toledo.

Inscrições para o Vestibular 2023 da UFPR

As inscrições do vestibular poderão ser feitas até o dia 31 de agosto. Está sendo cobrada uma taxa de R$ 195. Porém, a solicitar a isenção da taxa de inscrição já está disponível e contempla os seguintes casos:

  • Pessoas inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico);
  • Estudante de escola pública que comprove renda insuficiente (de até um salário mínimo e meio).

O prazo dos pedidos fica disponível até 27 de julho para os inscritos no CadÚnico e até 5 de agosto para os estudantes de escola pública com renda baixa. Todo o processo é feito de forma remota, por meio do site da UFPR. De acordo com a instituição, a previsão é que 8% a 10% dos candidatos inscritos recebam isenção.

Processo seletivo

A 1ª fase será aplicada em 11 cidades, como afirmado pela UFPR. Assim, além de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Toledo, a primeira fase do vestibular, ocorrerá em mais cinco cidades do Paraná, são elas:

  • Cascavel;
  • Guarapuava;
  • Londrina;
  • Maringá;
  • Paranaguá;
  • Joinville.
publicidade

Segundo a UFPR, a decisão de ampliar o número de cidades de 6 para 11 é devido ao grande número de inscritos serem de fora da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A primeira fase está marcada para acontecer no dia 23 de outubro.

A segunda fase será realizada somente nas cidades de Curitiba, Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Toledo. Assim, o candidato será alocado automaticamente na cidade onde está sediado o curso para o qual se inscreveu.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Porém, os candidatos inscritos para cursos sediados em Pontal do Paraná irão realizar a prova da segunda fase em Matinhos. A segunda fase está marcada para 4 de dezembro. Já os cursos que exigem habilidades específicas realizarão as provas no dia 5 de dezembro.

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Glaucia Alves
Gláucia Alves é formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar como corretora de redação. Atualmente, trabalha na equipe do portal FDR, produzindo conteúdo sobre economia e direitos da população brasileira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência. Além de realizar consultoria de redação on-line.