UVA abre inscrições para o vestibular de meio de ano

Na última segunda-feira (18), a Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), no Ceará, abriu as inscrições para o vestibular 2022. O processo seletivo é para o 2º semestre. Os estudantes podem se inscrever até o dia 12 de agosto.

UVA abre inscrições para o vestibular de meio de ano
UVA abre inscrições para o vestibular de meio de ano (Imagem: FDR)

O vestibular da UVA está oferecendo 950 vagas distribuídas em cinco cursos. As oportunidades são para os campi de Aracaú, Camocim, São Benedito e Sobral. A taxa de inscrição é de R$100 e pode ser paga até o dia 15 do próximo mês.

O processo seletivo será por meio da nota das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Serão aceitos desempenhos dos últimos cinco anos, ou seja, de 2017 a 2021.

Isenção e desconto para o vestibular da UVA

Até o dia 22 deste mês os candidatos poderão solicitar a isenção da taxa de inscrição. O pedido é feito no site da UVA e é necessário enviar documentação comprobatória. Podem solicitar participantes que comprovarem uma das seguintes condições:

  • Doadores de sangue;
  • Funcionários técnicos e administrativos e terceirizados da UVA, bem como seus dependentes diretos (cônjuges e filhos);
  • Pessoas com deficiência física;
  • Candidatos que fizeram o ensino médio completo na rede pública ou que estejam no último ano.

O resultado da isenção será divulgado no site da UVA no dia 1º de agosto. Serão reservadas 50% das vagas disponibilizadas para candidatos da rede pública de ensino. Porém, é preciso ter uma renda mensal per capita de até R$ 1.818.

Cursos ofertados pela UVA

  • Direito: 40 vagas;
  • Engenharia Civil: 36 vagas;
  • Educação Física: 50 vagas;
  • Enfermagem: 40 vagas;
  • Zootecnia: 40 vagas.

Cotas

Além das vagas destinadas aos egressos de escola pública, também serão destinadas cotas para candidatos autodeclarados pretos, pardos e indígenas. As cotas também serão destinadas para pessoas com deficiência. 

Resultado e matrícula

De acordo com o calendário do vestibular da UVA, a lista de aprovados no Vestibular 2022/2 será divulgada no dia 30 de agosto. Os candidatos cotistas selecionados deverão participar das comissões de verificação étnico-racial nos dias 1º e 2 de setembro, das 8h às 14h.

Durante esse período, os candidatos indígenas selecionados também deverão entregar a  autodeclaração. Esses procedimentos serão realizados na Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), no Campus Betânia. As matrículas serão realizadas no dia 5 de setembro.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.