UPE abre 1,8 mil vagas para vestibular; calendário de provas já está disponível

As inscrições para o vestibular do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE) começaram na última segunda-feira (18). A instituição de ensino oferece vagas para os 54 cursos de graduação.

UPE abre 1,8 mil vagas para vestibular; calendário de provas já está disponível
UPE abre 1,8 mil vagas para vestibular; calendário de provas já está disponível (Imagem: FDR)

O vestibular SSA da UPE é uma das formas de ingresso na instituição. Por meio deste processo seletivo, os estudantes realizam provas nos três anos do ensino médio. No final, concorrem a uma vaga em um dos 54 cursos de graduação. Neste ano, foram criados cinco novos cursos no Recife e no interior. Veja abaixo:

  • Terapia ocupacional, no campus de Santo Amaro, na capital;
  • Licenciatura em computação, em Nazaré da Mata, na Mata Norte;
  • Enfermagem, em Ouricuri, no Sertão;
  • Sistemas de informação, em Surubim, no Agreste;
  • Engenharia de software, em Surubim, no Agreste.

Inscrição para o vestibular SSA da UPE

Os estudantes poderão realizar a inscrição até o dia 18 de agosto. As inscrições são remotas, por meio do site Processo de Ingresso, da UPE. No portal, basta selecionar a fase e clicar em “Inscreva-se”.

O candidato será direcionado para outra página, na qual deverá realizar um cadastro ou acessar o sistema, caso já possua. O cadastro é feito por meio do número do CPF e senha criada pelo próprio estudante.

É cobrada uma taxa de inscrição no valor de R$ 110, porém há possibilidade de isenção para os candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). A solicitação da isenção poderá ser feita até o domingo (24).

Vagas

A UPE oferece 3,6 mil vagas, sendo 1,8 mil vagas para o SSA e 1,8 mil para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Nesse último, será usado a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As vagas estão distribuídas nos 11 campi da UPE, são eles: Arcoverde, Benfica, Camaragibe, Caruaru, Garanhuns, Mata Norte, Mata Sul, Petrolina, Salgueiro, Santo Amaro e Serra Talhada.

Provas do SSA

São três fases do SSA, sendo que as provas são aplicadas em dias diferentes. São dois dias seguidos de aplicação que ocorrem em dias diferentes ou horários. Os exames são aplicados no domingo e na segunda-feira. Veja abaixo o calendário das provas:

  • SSA 3: 4 e 5 de dezembro de 2022 (manhã);
  • SSA 1: 11 e 12 de dezembro de 2022 (manhã);
  • SSA 2: 11 e 12 de dezembro de 2022 (tarde).

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.