Oportunidades x Riscos: O que esperar da Bolsa de Valores e dos resultados do 2º trimestre de 2022?

A hora da verdade chegou! A queda de 17,88% do Ibovespa no segundo trimestre será justificada? Com certeza não. Não faz sentido queda generalizada das ações. Nas próximas semanas, o mercado estará agitado com as altas e baixas de preços das ações.

publicidade

Sem dúvidas algumas empresas não vão apresentar bons resultados, mas outras apresentarão resultados positivos ou, não tão negativos como o mercado espera.

O segundo trimestre ficou marcado pelo descontrole da inflação mundial, a surpresa pela continuidade da guerra entre Ucrânia e Rússia, elevação da taxa Selic, elevação dos juros dos EUA, susto com Covid na China e aumento do risco fiscal com as medidas adotadas e declarações de Lula e Bolsonaro.

Independente dos fatos, as empresas continuaram trabalhando, criando e se desenvolvendo para continuar crescendo e passar pelo período turbulento. O lucro, da maioria das empresas listadas na B3, cresceu em 2021 e no primeiro trimestre de 2022. Será que o crescimento será menor no segundo trimestre? Abaixo minha análise sobre 5 setores que devem se destacar:

publicidade

Bancos

Os resultados devem ser positivos, com aumento de lucro e receita. Os Bancos estão se beneficiando do aumento de juros e crescente procura por crédito. Os financiamentos estão menores, mas longe de evitar o crescimento dos resultados positivos dos bancos.

Como as ações do Bradesco e do Itaú estão em baixa, vejo como excelente oportunidade de investimento no momento.

Não só as ações dos Bancos estão baratas, postei no nosso Instagram (@financas.vc) os motivos de ser positivo investir em ações no momento:

https://www.instagram.com/p/CfUl-7KA5gy/

Commodities

Petrobras, Vale e SLC Agrícola devem apresentar resultados muito positivos. Devido à alta de preços de venda no período, exportações para países que compravam produtos da Ucrânia e da Rússia e se beneficiando de grande percentual da receita ser em dólar, que voltou a ficar acima de R$ 5,00.

Elétrico

Um dos setores mais seguros da bolsa. As empresas devem continuar com crescimento moderado. Já não há expectativa de faltar energia ou de racionamento, apesar de estarmos em um período mais seco, o volume de chuvas no primeiro trimestre, foi satisfatório. O crescimento será mais robusto quando a Economia aquecer e as fabricas voltarem a produzir intensamente, principalmente do setor automotivo.

publicidade

Engie e Taesa devem anunciar grande distribuição de dividendos.

Saúde

Positivo para as empresas do setor: Preços dos medicamentos subiram, procedimentos e exames nos hospitais e laboratórios também aumentaram, sem dúvidas veremos aumento de receita.

Negativo para as empresas do setor: Aumento de custos logísticos e materiais.

publicidade

Destaques: As ações da Fleury e da Rede Dor tiverem queda no período, mas não acredito que a queda será justificada, os resultados devem ser neutros e não tão negativo com o mercado acreditou. Já para as ações da Hypera, acredito em um resultado bem positivo, só resta saber se será suficiente para a ação continuar subindo, a alta em 2022 já passa de 40%.

Varejo

Estou otimista em termos de alta de preços das ações!

Para as ações das empresas de varejo físico ou varejo de rua, a expectativa é de grande alta pela reabertura da economia, carnaval fora de época e crescimento das viagens. Carrefour, Pão de Açúcar e Ambev devem apresentar grande crescimento de receita e lucro, mesmo com aumento de despesas, principalmente por causa dos combustíveis.

publicidade

Os resultados das empresas de e-commerce devem ser negativos, mas não no nível das quedas das ações da Magazine Luiza e da Via (dona das Casas Bahia). A queda foi exagerada e estas ações devem subir nos próximos meses, mas não espere que estas ações voltem a ficar acima de R$ 10,00 no curto prazo, inflação e juros altos impactam negativamente estas empresas.

Você está otimista ou pessimista com a bolsa?

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Um forte abraço e bons investimentos!

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Cleiton Vicente
Formado em Administração de Empresas, pós-graduado em Finanças com especializações em Investimentos, Psicologia Econômica e Planejamento Financeiro. Founder da "Finanças.Vc" e atua como Consultor de Finanças Pessoais e Investimentos com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro. No FDR, possui sua própria coluna com dicas e orientações sobre como investir com segurança e de forma descomplicada.