CONTA DE LUZ no Brasil é uma das mais caras do mundo; veja o ranking

Que a conta de luz está muito alta no Brasil não é novidade para ninguém. Mas o que muitos podem não saber é que a conta de energia do nosso país é a segunda mais alta do mundo. Apesar das recentes leis que foram aprovadas para alterar a tributação de alguns itens, entre eles a energia, não foram capazes de mudar esta realidade.

De acordo com um estudo realizado pela Abrace (Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres), que teve os dados compilados pela Cupom Válido, o custo da energia elétrica no Brasil cresceu 47%. Este aumento vertiginoso ajudou para que o pais subisse posições no ranking. 

A Colômbia lidera o ranking da energia mais cara e a Turquia fecha o top 3. Logo depois aparecem o Chile e Portugal.

Por outro lado, os cinco países que possuem a energia elétrica mais barata são respectivamente Noruega, Luxemburgo, Estados Unidos, Canadá e Suíça.

Por que a conta de energia é tão cara no Brasil?

De acordo com dados do estudo, do total pago pelos consumidores na conta de luz, 53,5% são realmente decorrentes do custo de geração, transmissão e distribuição da energia.

O restante da tarifa é formado por taxas, furtos, impostos e ineficiências. Considerando somente o furto de energia, é projetado que as perdas chegarão a cerca de R$5,4 bilhões apenas neste ano.

Dicas para economizar na conta de luz

  • Dê preferência a aparelhos eficientes

Sabe aquela impressão de que eletrodomésticos antigos são mais resistentes e duráveis? Isto até pode ser verdade, porém, eles acabam gastando muito mais energia que um novo.

Sendo assim, se possível, substitua os antigos por aparelhos novos e com selo PROCEL de eficiência energética. Vá atrás de modelos e potências mais eficientes.

  • Nada de demorar no banho

Às vezes tudo que queremos ao chegar em casa é tomar um banho relaxante. Mas neste momento complicado, demorar no chuveiro não é bom nem para suas finanças e nem para o planeta. Sendo assim, tome banhos de no máximo 5 minutos e priorize o modo verão em dias mais quentes.

  • Tire o celular da tomada após o carregamento

Não deixe o carregador de celular na tomada sozinho ou depois que o aparelho estiver completamente carregado. Fazendo isso, você evita possíveis acidentes e economiza energia.

  • Use lâmpadas LED

Substitua as luzes de sua casa por lâmpadas LED. Este tipo de luz consome até 80% menos energia que as convencionais.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.