APOSENTADORIA pelo INSS: descubra os principais motivos que fazem o seu benefício ser NEGADO

Pontos-chave
  • Pedidos de aposentadoria são revistos pelo INSS;
  • Segurados devem ficar atentos as regras de cada abono;
  • Veja como evitar a recusa da sua solicitação.

Após longos anos de contribuição com a Previdência Social, o trabalhador pode então realizar o requerimento da tão sonhada aposentadoria pelo INSS. Diante de tanta expectativa, nenhum contribuinte espera ter o benefício negado, mas pode acontecer. Siga na leitura para descobrir quais os principais motivos que levam o cidadão a ter o benefício negado.

APOSENTADORIA pelo INSS: descubra os principais motivos que fazem o seu benefício ser NEGADO. (Imagem: FDR)

Os pedidos de aposentadoria negados são mais comuns do que se pode imaginar e na maioria das vezes é ocasionado por irregularidades que passam despercebidas por muitos segurados. Sabendo disso, se planejar para o pedido da aposentadoria é a melhor forma de garantir que não vai passar por esse tipo de dor de cabeça.

Quais os principais motivos de um pedido de aposentadoria pelo INSS ser negado?

O processo pré-solicitação da aposentadoria, quando não é feito com a atenção necessária, pode acabar resultando no pedido do benefício negado. A situação pode vir a acontecer, quando:

Existem contribuições não recolhidas

As diferentes modalidades de aposentadorias possuem critérios de tempo mínimo de contribuição feita pelo segurado. Apesar do tempo trabalhado, o cidadão precisa ter contribuído durante o período. 

Em certas situações, o empregador ou a empresa não repassa o recolhimento para a previdência. O trabalhador deve então ir atrás de comprovar o vínculo empregatício. Em outros casos o próprio cidadão deixou de recolher, desse modo, um especialista deve avaliar a situação para analisar se é possível realizar o recolhimento em atraso.

Informações irregulares no CNIS

O CNIS é o Cadastro Nacional de Informações Sociais, nele estão reunidas as principais informações referentes à vida profissional do trabalhador como as remunerações obtidas, os vínculos empregatícios, períodos de contratos, entre outras.

Caso tais informações estejam irregulares, ou o INSS perceba a falta de informações necessárias no documento, o seu pedido de aposentadoria pode ser negado. Em outros casos, a situação resulta ainda em uma aposentadoria de valor mais baixo do que o de direito.

Problemas na documentação

Uma das motivações mais comuns que leva ao pedido de aposentadoria negado são os problemas nas documentações do trabalhador. Isso porque, além de estar atento a quais documentos devem ser reunidos para apresentar ao INSS, o solicitante deve conferir a regularidade dos papéis.

Algumas das documentações são indispensáveis independente da modalidade de aposentadoria a qual o contribuinte possui direito. Sendo elas:

APOSENTADORIA INSS 2022: Idade mínima, documentos e REGRAS ATUALIZADAS

Pedido de aposentadoria pelo INSS, modalidades exigem diferentes documentações 

Além dos principais documentos apresentados em qualquer solicitação de aposentadoria, para os segurados que pretendem solicitar aposentadoria por invalidez, ou algum outro caso específico, documentações mais específicas são exigidas no requerimento, sendo elas:

Para aposentadorias especiais, o aconselhado é que seja feito contato com o INSS caso ainda restem maiores dúvidas. O segurado deve ligar através do telefone do instituto de número 135. 

Como realizar a solicitação da aposentadoria pelo INSS

Para realizar uma solicitação que fuja do risco de pedido negado, após reunir a documentação necessária e avaliar atenciosamente a regularidade, o próximo passo é entrar em contato com o órgão para realizar o requerimento. O procedimento pode ser realizado tanto pelo telefone 135, como também pelo site ou aplicativo Meu INSS.

O trabalhador deve saber para qual categoria de aposentadoria solicitará a entrada. Depois disso, basta seguir os comandos do canal pelo qual o contato está sendo estabelecido, prestando as informações necessárias e anexando as documentações reunidas.

O órgão tem até 90 dias para retornar o pedido, exceto para caso de aposentadoria por invalidez, em que o órgão possui o prazo de 45 dias. Se exceder esse tempo, o instituto deve pagar os valores atrasados retroativamente, no momento em que for aprovado e o benefício então concedido.

Hannah AragãoHannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.
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