Senac abre vagas em CURSOS GRATUITOS para jovens no Rio

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) está com inscrições abertas para cursos gratuitos profissionalizantes. As oportunidades são destinadas a jovens entre 16 e 21 anos. O intuito é ajudar esse grupo a ingressar no mercado de trabalho.

Senac abre vagas em CURSOS GRATUITOS para jovens no Rio
Senac abre vagas em CURSOS GRATUITOS para jovens no Rio (Imagem: FDR)

O Senac é uma instituição de ensino profissionalizante. Diante disso, capacita jovens no Brasil inteiro para as mais diversas áreas do mercado de trabalho. O agente de educação abriu vagas para cursos gratuitos no Rio de Janeiro. 

Os jovens interessados nas vagas oferecidas pelo Senac podem se inscrever até a próxima quarta-feira (20). Os cursos fazem parte do programa Portal do Futuro que oferece formação gratuita.

Além de oferecer capacitação profissional, o programa prepara os jovens para os primeiros desafios do mercado de trabalho. Assim, os estudantes recebem noções de cidadania e têm a oportunidade de ter vivência profissional em uma empresa.

O curso oferecido gratuitamente pelo Senac é de assistente administrativo, com início das aulas marcado para o dia 15 de agosto. As aulas serão ministradas na sede da Fundação São Joaquim, na Tijuca

Requisitos dos cursos gratuitos do Senac

  • Ter entre 16 e 21 anos;
  • Possuir uma renda familiar per capita de no máximo dois salários mínimos;
  • Estar cursando, pelo menos, o 1º ano do ensino médio.

Documentos exigidos

Para o processo seletivo do Senac, o candidato deve apresentar originais e cópias de alguns documentos. Os menores de 18 devem apresentar a documentação acompanhados por um responsável. Veja abaixo os documentos:

  • RG;
  • CPF;
  • Título de eleitor ou comprovante de quitação da última eleição (para maiores de 18 anos);
  • Comprovante de escolaridade;
  • Comprovante de residência.

Inscrição para os cursos gratuitos do Senac

Os interessados devem se inscrever acessando o site Portal do Futuro Senac RJ. Na plataforma o estudante deve escolher a unidade de ensino e o turno. Após isso, deve preencher a ficha de inscrição.

A ficha solicita o nome completo, CPF, data de nascimento, RG (órgão emissor e UF), escolaridade, turno atual, número de telefone, e-mail, endereço, cidade, bairro, CEP, ocupação e tipo de escola.

Na ficha há espaço para pessoas com deficiência física ou com alguma limitação. Após preencher com os dados, basta finalizar o cadastro. O Senac entrará em  contato por um dos canais informados.

Glaucia Alves
Formada em Letras-Inglês pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Atuou na área acadêmica durante 8 anos. Em 2020 começou a trabalhar na equipe do FDR, produzindo conteúdo sobre finanças e carreira, onde já acumula anos de pesquisa e experiência.