O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) está com inscrições abertas para cursos gratuitos profissionalizantes. As oportunidades são destinadas a jovens entre 16 e 21 anos. O intuito é ajudar esse grupo a ingressar no mercado de trabalho.
O Senac é uma instituição de ensino profissionalizante. Diante disso, capacita jovens no Brasil inteiro para as mais diversas áreas do mercado de trabalho. O agente de educação abriu vagas para cursos gratuitos no Rio de Janeiro.
Os jovens interessados nas vagas oferecidas pelo Senac podem se inscrever até a próxima quarta-feira (20). Os cursos fazem parte do programa Portal do Futuro que oferece formação gratuita.
Além de oferecer capacitação profissional, o programa prepara os jovens para os primeiros desafios do mercado de trabalho. Assim, os estudantes recebem noções de cidadania e têm a oportunidade de ter vivência profissional em uma empresa.
O curso oferecido gratuitamente pelo Senac é de assistente administrativo, com início das aulas marcado para o dia 15 de agosto. As aulas serão ministradas na sede da Fundação São Joaquim, na Tijuca.
Requisitos dos cursos gratuitos do Senac
- Ter entre 16 e 21 anos;
- Possuir uma renda familiar per capita de no máximo dois salários mínimos;
- Estar cursando, pelo menos, o 1º ano do ensino médio.
Documentos exigidos
Para o processo seletivo do Senac, o candidato deve apresentar originais e cópias de alguns documentos. Os menores de 18 devem apresentar a documentação acompanhados por um responsável. Veja abaixo os documentos:
- RG;
- CPF;
- Título de eleitor ou comprovante de quitação da última eleição (para maiores de 18 anos);
- Comprovante de escolaridade;
- Comprovante de residência.
Inscrição para os cursos gratuitos do Senac
Os interessados devem se inscrever acessando o site Portal do Futuro Senac RJ. Na plataforma o estudante deve escolher a unidade de ensino e o turno. Após isso, deve preencher a ficha de inscrição.
A ficha solicita o nome completo, CPF, data de nascimento, RG (órgão emissor e UF), escolaridade, turno atual, número de telefone, e-mail, endereço, cidade, bairro, CEP, ocupação e tipo de escola.
Na ficha há espaço para pessoas com deficiência física ou com alguma limitação. Após preencher com os dados, basta finalizar o cadastro. O Senac entrará em contato por um dos canais informados.