Os beneficiários do Auxílio Brasil que faziam parte do antigo Bolsa Família correm o risco de serem descadastrados do programa atual. A exclusão está condicionada à atualização dos dados cadastrais que foi concentrada no modelo digital.
A inclusão no Auxílio Brasil está condicionada à inscrição no Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal. Por tempos, a inscrição e atualização cadastral eram procedimentos feitos exclusivamente no modelo presencial.
Entretanto, com a reestruturação do site e lançamento do aplicativo do CadÚnico, agora os beneficiários do Auxílio Brasil podem manter a vida em dia sem precisar sair de casa. Na circunstância dos cadastros com inconsistências nas informações, o prazo para atualização termina no dia 31 de julho.
O problema é que a maior parte dos beneficiários do Auxílio Brasil que migraram do Bolsa Família realmente compõem uma parcela muito vulnerável da população brasileira que, sequer têm acesso a um smartphone, impedindo o atendimento remoto.
Por esta razão, alguns representantes familiares permanecem horas nas filas dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), na tentativa de regularizar a situação e manter o benefício ativo.
Na prática, o beneficiário do Auxílio Brasil deve agendar o atendimento pelo aplicativo, site, WhatsApp ou ligação telefônica, canais disponibilizados pela própria secretaria responsável pelo município em que reside. Somente então, deve comparecer aos postos de atendimento para concluir o processo.
Entretanto, relatos alegam que muitas pessoas não conseguem fazer o agendamento e mesmo assim se direcionam aos postos de atendimento, precisando enfrentar filas enormes.
O problema está em evidência na capital baiana, Salvador. Até o momento, a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza ainda não se pronunciou sobre os impasses.
Em nota, o Ministério da Cidadania, ao tomar conhecimento sobre os problemas, disse que avalia a possibilidade de prorrogar o prazo de atualização cadastral para que todos os beneficiários consigam comparecer aos postos à tempo.
Quando atualizar os dados para manter o Auxílio Brasil?
Para saber quando há a necessidade de atualizar os dados e manter o Auxílio Brasil, basta acessar uma das plataformas digitais do CadÚnico. Ao fazer login com dados da conta Gov.br, o beneficiário poderá visualizar a data de inscrição e a de validade, que costuma ser de dois anos ou sempre que houver alterações na composição familiar.
Em Salvador, os canais de agendamento indicados para o atendimento presencial, são:
- Site: horamarcada.salvador.ba.gov.br;
- Aplicativo Fala Salvador Cidadão;
- WhatsApp: (71) 98392-3927;
- Telefone: (71) 3202-2516.