ELEIÇÕES 2022: saiba quais os estados onde LULA e BOLSONARO recebem maior apoio

Pesquisa realizada pelo Instituto FSB quanto ao cenário mais promissor para as eleições 2022 mostra Lula e Bolsonaro à frente dos demais candidatos. Na análise percentual, o ex-candidato Luiz Inácio Lula da Silva continua sendo o favorito entre os eleitores com 41% das intenções de voto.

ELEIÇÕES 2022: saiba quais os estados onde LULA e BOLSONARO recebem maior apoio
ELEIÇÕES 2022: saiba quais os estados onde LULA e BOLSONARO recebem maior apoio. (Imagem: FDR)

Apesar da queda em dois pontos percentuais em relação à última pesquisa, Lula continua deixando o atual presidente e também pré-candidato às eleições 2022 em segundo lugar. Os novos dados indicam uma distância de nove pontos entre ambos os candidatos, lembrando da margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos. 

Em terceiro lugar se encontra o ex-ministro Ciro Gomes com 9% das intenções de voto. Na sequência estão:

  1. Simone Tebet – 4%;
  2. André Janones – 3%;
  3. Felipe D’Avila – 1%;
  4. Vera Lúcia – 1%;
  5. Pablo Marçal – 1%. 

Os candidatos José Maria Eymael, Sofia Manzano, Luciano Bivar e Leonardo Péricles não conquistaram uma pontuação superior a 1%. Pela margem de erro, houve um empate técnico integral.

Outros 4% dos entrevistados não optaram por nenhuma das opções, e 2% declararam voto nulo ou branco. Outros 2% não souberam responder à pesquisa para as eleições 2022

É importante destacar que a pesquisa para as eleições 2022 ouviu dois mil eleitores por telefone entre os dias 8 a 10 de julho. O índice de confiança no levantamento é de 95% e a pesquisa foi registrada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Preferência para as eleições 2022 por região

A apenas 10 dias do início das convenções partidárias, Lula e Bolsonaro dão as últimas cartadas para atrair novos apoios e unificar palanques no maior número de estados. Conforme apurado pelo jornal Folha de S.Paulo, Bolsonaro já tem 21 estados com palanques estruturados

Em cinco deles haverá palanque duplo e tripla candidatura se tratando do Governo de Santa Catarina. Além disso, também têm sido feitas negociações acerca da unificação de palanques em cinco estados e no Distrito Federal

Enquanto isso, Lula caminha rumo ao favoritismo nos palanques em 19 estados e no Distrito Federal, com palanques duplos em quatro deles. Atualmente, o ex-presidente se empenha na unificação de candidaturas aliadas a governos de outros oito estados. 

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.