Atenção, famílias. Beneficiados pelo Auxílio Brasil e Tarifa Social devem atualizar seus dados no Cadastro Único até 31 de julho de 2022. O objetivo é evitar perder o direito ao pagamento dos benefícios, que garante salário mensal ou desconto na conta de energia elétrica.
O Cadastro Único (CadÚnico) reúne as informações pessoais e renda das famílias beneficiadas. Por isso, a desatualização de dados impede que o governo federal tenha acesso aos que mais precisam. A atualização para beneficiados com o Auxílio Brasil é indicada para quem tem inconsistência no cadastro.
Ou seja, aqueles que já fizeram a atualização dos dados recentemente, não precisam se preocupar. O ideal é que esse processo tenha sido feito em um intervalo menor que dois anos, como preveem as regras do programa.
Para saber se tem a obrigação de realizar esse procedimento, as famílias beneficiadas com o Auxílio Brasil serão avisadas. A mensagem deve aparecer no extrato de pagamentos do banco ou no aplicativo Auxílio Brasil.
O Ministério da Cidadania fez uma seleção nos cadastros baseado naqueles que fizeram a atualização em 2016 ou 2017. Este público será convocado para passar pela entrevista do CadÚnico. Os demais serão chamados nos próximos anos.
O que é preciso atualizar no CadÚnico
Quem foi convocado para regularizar seus dados no CadÚnico, devem fazer o procedimento a cada dois anos, ou ainda nas seguintes situações:
- Nascimento de um novo membro da família;
- Morte de um membro da família;
- Mudança de endereço;
- Aumento ou diminuição da renda familiar;
- Troca de unidade escolar das crianças e adolescentes.
Como fazer atualização para receber o Auxílio Brasil
O Ministério da Cidadania criou um calendário a fim de tornar mais eficiente o prazo de atualização dos dados no Cadastro Único dos beneficiados pelo Auxílio Brasil.
- Até 31/7: prazo para quem tem problemas no cadastro;
- Até 31/12: prazo para quem está com o cadastro desatualizado.
O procedimento deve ser feito de forma presencial, basta comparecer a um posto de atendimento da assistência social do município, como o CRAS ou CREAS.
O titular do benefício e representante da família deve apresentar os documentos de todos os membros, além de um comprovante de residência.
Para conferir se há desatualização dos dados, o cidadão pode acessar o aplicativo Cadastro Único ou conferir no site por meio do login com Gov.br.