Beneficiários do AUXÍLIO BRASIL terão até essa DATA para atualizar os dados no CadÚnico

Atenção, famílias. Beneficiados pelo Auxílio Brasil e Tarifa Social devem atualizar seus dados no Cadastro Único até 31 de julho de 2022. O objetivo é evitar perder o direito ao pagamento dos benefícios, que garante salário mensal ou desconto na conta de energia elétrica.

Beneficiários do AUXÍLIO BRASIL terão até essa DATA para atualizar os dados no CadÚnico
Beneficiários do AUXÍLIO BRASIL terão até essa DATA para atualizar os dados no CadÚnico (Imagem: FDR)

O Cadastro Único (CadÚnico) reúne as informações pessoais e renda das famílias beneficiadas. Por isso, a desatualização de dados impede que o governo federal tenha acesso aos que mais precisam. A atualização para beneficiados com o Auxílio Brasil é indicada para quem tem inconsistência no cadastro. 

Ou seja, aqueles que já fizeram a atualização dos dados recentemente, não precisam se preocupar. O ideal é que esse processo tenha sido feito em um intervalo menor que dois anos, como preveem as regras do programa.

Para saber se tem a obrigação de realizar esse procedimento, as famílias beneficiadas com o Auxílio Brasil serão avisadas. A mensagem deve aparecer no extrato de pagamentos do banco ou no aplicativo Auxílio Brasil.

O Ministério da Cidadania fez uma seleção nos cadastros baseado naqueles que fizeram a atualização em 2016 ou 2017. Este público será convocado para passar pela entrevista do CadÚnico. Os demais serão chamados nos próximos anos.

O que é preciso atualizar no CadÚnico

Quem foi convocado para regularizar seus dados no CadÚnico, devem fazer o procedimento a cada dois anos, ou ainda nas seguintes situações:

  • Nascimento de um novo membro da família;
  • Morte de um membro da família;
  • Mudança de endereço;
  • Aumento ou diminuição da renda familiar;
  • Troca de unidade escolar das crianças e adolescentes.

Como fazer atualização para receber o Auxílio Brasil

O Ministério da Cidadania criou um calendário a fim de tornar mais eficiente o prazo de atualização dos dados no Cadastro Único dos beneficiados pelo Auxílio Brasil.

  • Até 31/7: prazo para quem tem problemas no cadastro;
  • Até 31/12: prazo para quem está com o cadastro desatualizado.

O procedimento deve ser feito de forma presencial, basta comparecer a um posto de atendimento da assistência social do município, como o CRAS ou CREAS.

O titular do benefício e representante da família deve apresentar os documentos de todos os membros, além de um comprovante de residência.

Para conferir se há desatualização dos dados, o cidadão pode acessar o aplicativo Cadastro Único ou conferir no site por meio do login com Gov.br.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]