- Caixa Tem paga Auxílio Brasil, seguro-desemprego e abono salarial;
- Plataforma tem limite de transação entre R$ 600 e R$ 5 mil;
- Dados devem ser atualizados para liberar novas funcionalidades.
Milhões de brasileiros estão ansiosos pela chegada do Auxílio Brasil de R$ 600. A ansiedade ronda as mais de 18 milhões de famílias em situação de vulnerabilidade social amparadas pelo programa atualmente. Essas mesmas pessoas devem se atentar quanto a atualização dos dados cadastrais no Caixa Tem para manter os pagamentos ativos pela plataforma.
Hoje, o Caixa Tem não é o único formato de pagamento do Auxílio Brasil adotado pelo Governo Federal, mas se mantém como a preferência dos beneficiários. Mudanças feitas no decorrer dos últimos meses possibilitaram os depósitos da transferência de renda em contas que não sejam apenas da Caixa Econômica Federal (CEF).
Agora, o Auxílio Brasil pode ser depositado na conta poupança social digital do Caixa Tem, na poupança tradicional e conta corrente da Caixa, bem como de demais instituições financeiras. O beneficiário também tem a oportunidade de efetuar o saque em espécie com o cartão do próprio programa.
Até então, o saque deste dinheiro podia ser feito somente pelos beneficiários que faziam parte do antigo programa social, o Bolsa Família, que foram migrados para o Auxílio Brasil. O Governo Federal começou a produzir os cartões do projeto e a distribuição deve ocorrer através dos Correios em breve.
Vantagens de receber o Auxílio Brasil pelo Caixa Tem
Conforme mencionado, muitos beneficiários ainda preferem receber o Auxílio Brasil pelo Caixa Tem devido à praticidade de movimentação dos valores. A plataforma foi criada em 2020 para unificar a viabilização do auxílio emergencial e se popularizou desde então. Hoje, outros programas também são pagos pelo aplicativo, como o seguro desemprego e o PIS/PASEP.
O Caixa Tem permite transações unitárias de R$ 600, diárias de R$ 1.200 e mensais de até R$ 5 mil. No aplicativo é possível:
- Pagar boletos online;
- Realizar pagamentos na Casa Lotérica;
- Fazer recarga de telefone celular vinculado a qualquer operadora;
- Contratar o Seguro Apoio Família;
- Obter dicas financeiras;
- Realizar compras online com o cartão de débito virtual;
- Realizar compras presenciais mediante a leitura do QR Code emitido pela máquina de cartão do estabelecimento comercial;
- Informar os rendimentos de pessoa física;
- Consultar o Número de Identificação Social (NIS);
- Consultar o Bolsa Família;
- Receber o Seguro Desemprego;
- Fazer transferências via TED e DOC;
- Fazer transferências e efetuar pagamentos com a chave PIX;
- Consultar o extrato de movimentação da conta poupança.
Como atualizar os dados do Caixa Tem para receber o Auxílio Brasil
O beneficiário que deseja continuar recebendo o Auxílio Brasil pelo Caixa Tem precisa se atentar em manter os dados cadastrais atualizados. Somente assim é possível desfrutar integralmente das funcionalidades oferecidas pela plataforma.
Antes de mais nada, é preciso ter o Caixa Tem instalado no celular na versão mais recente, que é a 1.57.1. No instante em que o usuário acessa a conta poupança social ele é notificado por um banner com a chamada “Atualize seu cadastro”, que também faz um destaque quanto à necessidade de estar em posse do documento de identidade original e com foto.
Veja a seguir o passo a passo para atualizar a conta no Caixa Tem.
Endereço
A primeira etapa requer o fornecimento do endereço, podendo ser um diferente do que foi registrado durante a inscrição inicial na plataforma. Neste caso, é preciso clicar em “Meu Endereço Mudou”.
Sendo assim, basta digitar o CEP e, assim que o nome da rua, bairro e cidade aparecerem, basta completar com o número da residência e algum complemento, que é opcional. Para seguir, clique em “Sim, está correto”.
Nacionalidade
Em seguida, o Caixa Tem deseja saber se você nasceu no Brasil. Basta confirmar ou não esta informação.
Patrimônio
A próxima janela requer informações acerca do patrimônio e renda. A princípio a Caixa irá questionar a posse de patrimônios como casa, carro, moto ou dinheiro em poupança.
Depois será necessário informar a existência de uma renda fixa e qual a sua procedência. É necessário detalhar se o exercício profissional ocorre mediante assinatura na carteira de trabalho ou se é autônomo. Também há a opção para quem recebe apenas benefícios sociais ou assistenciais nas esferas estadual ou federal.
Faixa de renda
Após declarar qual é a renda mensal, é importante informar o valor dos recebimentos. Para quem tem carteira assinada, basta digitar o valor do salário bruto, ou seja, sem os descontos. No caso do trabalhador autônomo, basta informar o valor aproximado que se ganha mensalmente. Por fim, informe há quanto tempo essa renda é obtida.
Valor do patrimônio
Tendo em vista que a posse ou não de patrimônios já foi declarada anteriormente, agora é a vez de informar por meio de faixas estimadas o valor deste patrimônio. Concluídas todas estas etapas, basta verificar se os dados fornecidos estão corretos. Caso algum erro seja notado é só clicar em “editar”, do contrário, clicar em “continuar”.
Documentos
Na fase final é necessário tirar uma foto frente e verso do RG ou Carteira Nacional de Habilitação, em sequência, do próprio rosto. Feito isso, clique em “continuar” para concluir a atualização dos dados cadastrais.