Siga esses passos para renovar sua CNH sem sair de casa

Os motoristas podem contar com uma nova facilidade na hora de renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A partir de agora, não é preciso sair de casa para manter o documento em dia e manter o direito de condução do veículo. 

publicidade
Siga esses passos para renovar sua CNH sem sair de casa
Siga esses passos para renovar sua CNH sem sair de casa. (Imagem: FDR)

A novidade se direciona aos condutores cariocas, conforme determinação do Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ). A renovação da CNH pode ser solicitada a partir do Posto Digital, e o procedimento ocorre no próprio portal. 

Na prática, o comparecimento dos motoristas aos postos se limita à emissão de uma nova foto digital e fornecimento das impressões digitais. Feito isso, é só concluir o procedimento de renovação da CNH pelo portal eletrônico. 

publicidade

Destacando que, o atendimento presencial é feito por ordem de chegada, sem precisar fazer agendamento. O condutor precisa apenas escolher a unidade do Detran que deseja completar o processo de coleta dos dados pessoais. 

No posto digital o condutor também obtém o endereço da clínica médica onde o exame de aptidão física e mental deve ser realizado, além do local de retirada da nova via do documento. A renovação da CNH pela internet está disponível somente para os usuários que escolherem o processo simplificado de habitação.

Em tese, quando não há alteração nos dados. Somente a inclusão de informação de atividade remunerada é permitida. Lembrando que a renovação automática não é obrigatória e quem desejar pode continuar realizando o atendimento presencial nos postos. 

Solicitação de renovação da CNH por via digital

O Posto Digital funciona como um serviço que permite o usuário se conectar com o sistema do Detran para a realização de diversos procedimentos. Seu acesso é feito pelo portal Gov.br do governo federal.

Na parte onde era possível apenas fazer a consulta de dados a respeito da validade, número de pontos e categoria, agora também foi incluída a aba “Renovação da Habilitação Simplificada – Solicitar”. Importante frisar que para realizar a renovação, o Duda (boleto) de requerimento já deve estar pago.

Nova CNH

O prazo para emissão da nova CNH já começou no último dia . O novo formato do documento foi estabelecido a partir da Resolução nº 886/21, de autoria do Conselho Nacional de Trânsito (Contran)

publicidade

Para quem deseja agilidade deve saber que o novo documento já é válido. Porém, a vigência se aplica à medida que os motoristas emitirem a nova CNH ou a segunda via, no intuito de conceder o tempo necessário para que todos se adequem às novas normas. 

O mesmo vale para quem tiver a necessidade de emitir a segunda via do documento físico em virtude de perda ou extravio, alteração dos dados, nova categoria e até para a inclusão de inscrição para exercício de atividade laboral ou demais situações. O novo documento é composto por uma diversidade de vantagens para quem decidir adotá-la. Por exemplo:

  • Campo para apresentar possíveis restrições médicas;
  • Dificultar a falsificação e fraudes;
  • Documento poderá ser expedido em meios físicos, digital ou ambos;
  • Inclusão do nome social e da filiação efetiva do condutor que assim desejar;
  • Incorporação do código utilizado nos passaportes, que permite o condutor a possibilidade de embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros;
publicidade

É importante ter em mente que, por se tratar de um novo documento, existe a possibilidade de ele ser emitido tanto no formato físico quanto digital.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.