CNH 2022: Novo modelo começa a ser emitido; veja o que mudou no documento

A CNH 2022 é uma das dúvidas mais comuns entre os motoristas que já possuem o documento em mãos. Desde que foi anunciado que a Carteira Nacional de Habilitação ganharia um novo modelo, muitos condutores se questionaram sobre como funcionaria essa mudança.

Desde o dia 1 de junho que a nova CNH começou a circular pelo país. O novo formato de emissão do documento foi regulamentado pela Resolução nº 886/21 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

A adesão do novo modelo acontecerá de modo natural, ou seja, quem vai renovar ou emitir a segunda via do documento já receberá o novo modelo. Com os anos, a expectativa é que todos os motoristas tenham a nova CNH em mãos, seja através do modelo impresso ou do formato digital.

Dentre as mudanças que estão presentes na CNH 2022, temos:

  • Campo para apresentar possíveis restrições médicas;
  • Dificultar a falsificação e fraudes;
  • Documento poderá ser expedido em meios físicos, digital ou ambos;
  • Inclusão do nome social e da filiação efetiva do condutor que assim desejar;
  • Incorporação do código utilizado nos passaportes, que permite o condutor a possibilidade de embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros;
Além do RG, CNH também vai passar por mudanças; entenda
(Imagem: Motor1 – UOL)

CNH 2022 conta com mais novidades

O design do documento também trás algumas mudanças. Por exemplo, a versão antiga tinha predominantemente a cor verde. O novo modelo contará com uma mistura das cores verde e amarelo.

A maior parte das mudanças se concentrarão no inferior do documento, onde será incluído um quadro contendo silhuetas de veículos acompanhados do código da respectiva categoria. A categoria será aquela na qual o motorista tem permissão para conduzir o veículo.

Na composição da nova CNH será mantida a Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC), bem como o QR Code, incluído desde 2017, possibilitando o rápido acesso via aplicativo e às informações sobre o condutor.

Quanto tempo de validade a CNH possui?

Com as recentes mudanças, o tempo de validade da Carteira de Motorista ficou da seguinte forma:

  • Condutores com menos de 50 anos de idade renovam a cada 10 anos;
  • Condutores com idade entre 50 e 70 anos renovam a cada 5 anos;
  • Condutores com mais de 70 anos de idade renovam a cada 3 anos.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Ariel França
Ariel França é graduado em Jornalismo pela Universidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy (Unigranrio) e pós-graduado em Direito Administrativo e Gestão Pública pela Faculdade Unyleya. Redator desde 2010, tem experiência em audiovisual e produz vídeos e Web Stories para o portal FDR.