Eleições 2022: conheça os candidatos ao governo de Pernambuco e quais suas propostas

Pontos-chave
  • Eleições 2022 acontecem em outubro em todo país;
  • No governo do estado de Pernambuco existem 11 nomes na disputa;
  • Eleitores já podem conhecer o perfil de cada candidato.

A população brasileira deve estar preparada as eleições 2022. No dia 2 de outubro maiores de 16 anos com título de eleitor devem comparecer as urnas para escolher: deputado estadual e federal, senador, governador do estado e presidente da República. Confira quais as opções para o estado de Pernambuco.

Eleições 2022: conheça os candidatos ao governo de Pernambuco e quais suas propostas
Eleições 2022: conheça os candidatos ao governo de Pernambuco e quais suas propostas (Imagem: FDR)

Entre os dias 20 de julho e 5 de agosto deverão ser finalmente definidos os nomes dos candidatos às eleições 2022. Até o momento, o estado de Pernambuco já possuí pelo menos 11 nomes anunciados para a disputa ao governo estadual. No entanto, algumas alterações ainda podem acontecer.

O primeiro turno das eleições 2022 acontece no dia 2 de outubro. No entanto, caso haja empate técnico entre os governadores do estado, a nova disputa acontece em 30 de outubro para o segundo turno.

Deputados e senadores serão escolhidos no primeiro turno. Enquanto isso, existe a possibilidade da decisão final sobre o presidente também ser feita no segundo turno.

Candidatos ao governo do estado de Pernambuco nas eleições 2022

Conheça um pouco mais sobre os 11 nomes já anunciados como pré-candidatos ao governo do estado de Pernambuco:

Marília Arraes (Solidariedade)

Marília pertence a uma família de grande influencia política no estado pernambucano. Isso porque, é neta do falecido Miguel Arraes que foi governador do estado durante três mandatos.

Também é prima do falecido Eduardo Campos, este que foi governador de Pernambuco e faleceu em 2014, no ano em que disputaria as eleições presidenciais da época.

No meio político, Marília disputou a vaga de prefeita de Recife em 2020. Mas perdeu para seu primo, João Campos que ocupou a posição com 56,21% dos votos.

Três vezes vereadora de Recife, também ocupou a posição como secretária de Juventude e Emprego do estado na gestão de Eduardo Campos, entre 2007 e 2008.

Marília tem 38 anos, é advogada e deputada federal. E apoia a candidatura a presidência de Luís Inácio Lula da Silva (PT).

Danilo Cabral (PSB)

Pré-candidato a sucessão do atual governador, Paulo Câmara. Em seu terceiro mandato como deputado federal, Danilo Cabral tem 54 anos, é advogado e nasceu no agreste pernambucano. Danilo tem o apoio de Lula.

Raquel Lyra (PSDB)

Primeira mulher eleita para a prefeitura de Caruaru em 2016, Raquel é ex-delegada da Polícia Federal, e Procuradora do Estado. Tem 43 anos, é advogado e pertence a família do meio político.

Seu pai, João Lyra Neto, foi governador de Pernambuco. E seu falecido tio, Fernando Lyra, deputado federal e ministro da Justiça.

João Arnaldo (PSOL)

João tem 47 anos, nasceu em Salgueiro, sertão pernambucano. Em 2020 pertencia a chama de Marília nas eleições municipais, onde concorreu a vice-prefeito de Recife.

Miguel Coelho (União Brasil).

Miguel foi prefeito da cidade de Petrolina, mas renunciou ao cargo para disputar as eleições 2022 como governador. Tem 31 anos, é advogado.

Seu pai é Fernando Bezerra Coelho (MDB), senador ex-líder do governo Bolsonaro. Também tem irmãos na política, sendo Fernando Coelho Filho e Antônio Coelho são deputados federais.

Anderson Ferreira (PL)

Pertencente ao mesmo partido político do presidente Jair Bolsonaro, Anderson é ex-prefeito da cidade de Jaboatão dos Guararapes. Foi deputado federal por dois mandatos, em 2011 e 20214. Tem 49 anos e nasceu na cidade de Recife.

Filho de Manoel Ferreira, que é deputado estadual e seu irmão André Ferreira é deputado federal.

Jones Manoel (PCB)

Historiador, professor, educador popular, mestre em serviço social e youtuber. Jones tem 32 anos e disputa pela primeira vez o governo do estado.

Claudia Ribeiro (PSTU)

Nascida no Rio de Janeiro, Claudia tem 50 anos e é professora. Foi diretora do Sindicato dos Professores do Recife (Sinpere). Formada em pedagogia pela Universidade de Pernambuco, disputou as eleições para prefeita de Recife em 2020.

Esteves Jacinto (PRTB)

Ex-presidente do Conselho de Pastores de Pernambuco, Esteves tem 56 anos e é pastor e cantor gospel.

Wellington Carneiro (PTB)

Bolsonarista, Carneiro é advogado, pastor evangélico e presidente da legenda.

Jadilson Bombeiro (PMB)

Sargento do corpo de Bombeiros, Jadilson é formado em direito e ciências políticas. Além disso, é suplente de vereador na cidade de Olinda.

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]