Aneel anuncia redução nas contas de luz de Pernambuco; saiba quem será contemplado

Foi informado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta terça-feira, 28, que a tarifa de energia elétrica adotada para o estado de Pernambuco será alterada. A revisão será aplicada aos 18,98% que foram inclusos à mais nas contas de luz do estado, isso desde o mês de abril.

publicidade
Aneel anuncia redução nas contas de luz de Pernambuco; saiba quem será contemplado
Aneel anuncia redução nas contas de luz de Pernambuco; saiba quem será contemplado (Imagem: Montagem/FDR)

O aviso de revisão foi anunciado durante uma reunião extraordinária desta terça-feira, 28. E foi feito pela diretora-interina da Aneel, Camila Figueiredo Bomfim Lopes. O objetivo é devolver aos consumidores os impostos pagos à mais nas contas de luz. 

O presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionou um projeto de lei que solicita que esses valores serão devolvidos aos consumidores de alguma forma. Agora, cabe às companhias de energia elétrica aplicarem os descontos.

publicidade

Pelo menos 13 distribuidoras adotaram ao reajuste desde o início, incluindo a Neoenergia Pernambuco. Agora, a Aneel acredita que os valores cobrados nas contas de luz deverão ser revisados e diminuídos.

Restituição de impostos nas contas de luz

O projeto de lei indica que a Aneel deve devolver aos consumidores pelo menos R$ 60,3 bilhões que foram pagos à mais. Esses valores correspondem aos tributos de PIS e Cofins que foram pagos pelas distribuidoras, mas cobrados nas tarifas de energia elétrica da população.

Acredita-se que pelo menos R$ 47,6 bilhões ainda não foram devolvidos. Os outros valores, segundo a Aneel, já foram inclusos na revisão de tarifas desde 2020. A restituição ocasionou a diminuição das tarifas em 5%.

Não é possível descrever quanto será reduzido nas contas de luz a partir de agora. Isso porque, será aberto um processo de revisão para cada distribuidora que teve seu processo homologado.

A Aneel informa que as revisões serão sentidas de diferentes formas a depender da região, e da distribuidora de energia elétrica que atende a população. Serão considerados os processos homologados a partir de janeiro deste ano de 2022.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

E mais, isto não significa que as contas de luz serão diminuídas, mas pode acontecer do reajuste cair. Ou seja, um acréscimo de 18,98% que havia sido anunciado para o estado de Pernambuco, pode ter o valor menor.

publicidade

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Lila Cunha
Lila Cunha é formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atua como repórter especial para o portal FDR. É responsável por selecionar as informações abordadas e garantir o padrão de qualidade das notícias veiculadas. Além disso, trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional.