População de Pernambuco pode receber novo auxílio emergencial; veja quem será contemplado

A população de Pernambuco pode receber um novo auxílio emergencial. O benefício deve contemplar as vítimas das chuvas que recentemente atingiram o estado.

O deputado federal Carlos Veras (PT/PE) sugeriu ao ministro da Economia, Paulo Guedes, a distribuição de um novo auxílio emergencial, dessa vez, destinado aos prejudicados pelas fortes chuvas que atingiram o estado de Pernambuco.

Proposta de auxílio emergencial para pernambucanos 

Na segunda-feira (30), o parlamentar protocolou o documento que propõe o auxílio. No texto, o deputado destaca os prejuízos financeiros e vidas perdidas diante da tragédia.

“Muitas famílias perderam casas e todos os bens que tinham dentro delas. Comerciantes e trabalhadores viram suas fontes de receita serem repentinamente suprimidas. Vidas interrompidas, danos materiais sérios e grandes abalos de saúde e emocionais.”, diz o documento.

Carlos Veras afirma que o governo já auxiliou a população em outras situações de crise e destacou a pandemia da Covid-19 e o caso de Brumadinho/MG.

“A concessão de auxílio emergencial pecuniário às famílias, aos trabalhadores e aos comerciantes atingidos pelas fortes chuvas em Pernambuco é medida extremamente necessária para diminuir os impactos dessa tragédia que atinge o nosso estado”, afirma o deputado.

Outra proposta do deputado é de que seja criada uma Comissão Externa da Câmara dos Deputados para realizar o acompanhamento da situação dos municípios pernambucanos afetados. O deputado destaca que a situação de vulnerabilidade da população demanda um acompanhamento intenso.

Chuvas em Pernambuco

O estado de Pernambuco sofre as consequências das fortes chuvas que tiveram início no último dia 25, o fenômeno Ondas de Leste causou enchentes e deslizamentos de terra em 14 municípios do estado.

Na segunda-feira (30), o Governo Federal reconheceu a situação de emergência nas cidades afetadas, em publicação no Diario Oficial da União, os municípios do Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Goiana, Jaboatão dos Guararapes, Macaparana, Moreno, Nazaré da Mata, Olinda, Paudalho, Paulista, São José da Coroa Grande, São Vicente Férrer e Timbaúba, além da capital Recife, aparecem em estado de emergência.

A tragédia é a maior já registrada  no estado em decorrência das chuvas, com 122 mortos e mais de 7 mil desabrigados.  

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Hannah Aragão
Graduanda em jornalismo pela Universidade Federal de Pernambuco, a UFPE. Atuei em diferentes áreas da comunicação, como endo marketing, comunicação estratégica e jornalismo impresso. Atualmente me dedico ao jornalismo online na produção de matérias para o FDR.