Finalmente! Inflação do aluguel desacelera em junho; confira números

Em junho, o IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado), conhecido como inflação do aluguel, ficou em 0,59%. Em maio, a alta tinha sido de 0,52%. Apesar disso, no acumulado de 12 meses até junho, o índice desacelerou para 10,70%. Os dados foram divulgados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta quarta-feira (29).

Finalmente! Inflação do aluguel desacelera em junho; confira números
Finalmente! Inflação do aluguel desacelera em junho; confira números (Imagem: Montagem/FDR)

No acumulado de 12 meses até maio, o IGP-M tinha sido de 10,72%. O índice também é chamado de inflação do aluguel por ser utilizado para reajustes de grande parcela de contratos do segmento.

No acumulado deste ano, o IGP-M registra alta de 8,16%. A inflação de aluguel de junho ficou abaixo das previsões de grande parte de analistas do mercado, que esperavam alta de 0,70%, conforme a mediana da Broadcast.

A inflação de aluguel é composta por três diferentes índices:

  • Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA): que variou 0,30% em junho, ante 0,45% em maio
  • Índice de Preços ao Consumidor (IPC): que variou 0,71% em junho, ante 0,35% em maio
  • Índice Nacional de Custo da Construção (INCC): que variou 2,81% em junho, ante 1,49% em maio

Segundo o Coordenador dos Índices de Preços, André Braz, estes foram os grandes destaques do IPA: óleo Diesel (de 3,29% para 6,96%), leite in natura (de 7,47% para 4,40%) e automóveis (de 0,57% para 2,31%).

Braz declara que, “mesmo com tais pressões, a taxa em 12 meses do índice ao produtor seguiu em desaceleração, alcançando o seu menor patamar desde julho de 2020, quando acumulava alta de 9,27%”.

O que é a inflação de aluguel

O Índice Geral de Preços – Mercado é divulgado todos os meses pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas.

Esse indicador foi criado para ser uma medida abrangente do movimento de preços — que abrangesse não somente atividades distintas, mas também diferentes etapas do processo produtivo.

Desse modo, IGP é um indicador do nível de atividade econômica do país, abrangendo seus principais setores. O IGP-M apura dados sobre a variação de preços do dia 21 do mês anterior ao dia 20 do mês de coleta.

O IGP-M é usado amplamente na fórmula paramétrica de reajuste de tarifas públicas (telefonia e energia), em contratos de prestação de serviços e em contratos de aluguéis.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.