Este motivo faz a procura por voos dobrar em julho; confira como economizar

O mês de julho segue sendo um período de grande procura por passagens aéreas no Brasil. A informação veio de um levantamento realizado pelo buscador de viagens Kayak que mostrou que apesar do grande aumento de preços de voos, os brasileiros querem aproveitar as férias escolares para viajar. 

Segundo o levantamento, a busca por voos nacionais cresceu 108% ao passo que voos para destinos internacionais aumentou até 99%. Foi mostrado ainda que, em 2022, a variação na quantidade de pesquisas por passagens aéreas para Londres, na Inglaterra, subiu 99% ante o ano de 2019, ao passo que as buscas para Lisboa, em Portugal, aumentaram 91% e entrou no top 10 dos destinos mais pesquisados por brasileiros para o mês de julho. 

Este movimento acontece mesmo diante de um crescimento médio de 68% no preço das passagens.

Destinos internacionais 

Um dos locais mais baratos para viajar é Buenos Aires, na Argentina, mesmo com o aumento de 25% no valor médio da viagem quando comparamos a três anos atrás. A quantidade de buscas para este local subiu 69%.

Para quem está buscando passagens para Orlando, nos Estados Unidos, vai gostar de saber que as passagens para lá foram as que menos encareceram neste período de tempo, aumentando apenas 4%. As procuras para este destino aumentaram 34%.

Voos domésticos 

Falando sobre voos domésticos, a variação nos preços revela uma redução no valor da viagem para certos locais. Uma boa opção neste momento é o Nordeste, já que Salvador, na Bahia, teve uma redução de 12% no valor das passagens, ao passo que o volume de procuras cresceu 68%. Recife, em Pernambuco, por sua vez, passou por uma baixa de 4% na variação de preços e um aumento de 63% na busca de passagens para este lá.

Seguindo na Região Nordeste, cidades como Natal, no Rio Grande do Norte, e Porto Seguro, na Bahia, tiveram uma queda respectiva no valor do bilhete de 11% e 3%, apesar do crescimento da procura de 89% e 75%, respectivamente.

As maiores procuras ficaram para Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, com um aumento de 108% nas buscas, ao passo que o preço médio das passagens subiu 19%.

Os dados mostram que realmente os brasileiros estando dispostos a viajar e a aproveitar novos lugares após tanto tempo de isolamento decorrente da pandemia.

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.