Mito ou verdade: comprar passagem com antecedência é mais barato?

Quem já não se planejou com meses de antecedência para viajar na intenção de pagar mais barato na passagem aérea? Será que esta prática realmente ajuda a economizar? De acordo com a empresária e especialista em passagens aéreas, Ana Stier, isto é um mito.

A especialista afirma que para economizar, a antecedência precisa estar no planejamento. Ana participou de uma live do portal E-Investidor onde falou sobre o assunto e trouxe técnicas para economizar nas viagens, especialmente em passagens e hospedagem.

“A diferença de quem paga barato para quem paga caro é estar dedicado a procurar promoções, ficar com o destino no radar, pesquisar frequentemente seguindo algumas técnicas”, disse ela no bate papo.

Passagens aéreas 

Ana disse que as passagens aéreas respondem por cerca de 30% a 50% do gasto total de uma viagem. Em decorrência disso, é extremamente importante encontrar boas promoções. “As companhias aéreas disponibilizam o voo um ano antes. Da data em que abrem as vendas até a data do voo, o valor oscila em torno de 200 vezes. Às vezes a passagem chega a oscilar três vezes em um só dia”, afirmou.

Justamente por conta deste motivo, comprar as passagens com muita antecedência não é o melhor caminho. Verifique os preços com frequência. “Assim como no mercado financeiro, estando no radar, você vai ver a média de preço da passagem ao longo do tempo, e quando ver que caiu, será uma boa oportunidade”, explicou Ana.

A especialista afirma que em muitos casos, os consumidores pagam mais caro nas passagens ao ver que o valor subiu. Com medo de que os preços aumentem mais, acabam comprando. Ela orienta que caso o voo não esteja tão próximo, o certo é esperar, pois é provável que aconteça uma nova queda de preço.

Horários para buscar passagens 

Ana conta que costuma encontrar os melhores preços ao pesquisar passagens de madrugada ou bem cedo. Feriados e finais de semana tendem a ter mais promoções.

Ative alertas de preço

Existem sites como Google Flights que oferecem um alerta quando algum trecho de viagem fica mais barato. Esta é uma ótima maneira de não perder uma boa promoção.

MAIS LIDAS

×

Deixe as notícias mais recentes encontrarem você

Você pode ficar a par das melhores notícias financeiras e atualizado dos seus direitos com apenas uma coisa: o seu email!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.