Petrobras confirma nomeação de novo presidente; como ficaram as ações?

Nesta segunda-feira (27), o Conselho de Administração da Petrobras aprovou a nomeação de Caio Mario Paes de Andrade como novo presidente da estatal. Dessa forma, ele ocupará o lugar de Fernando Assumpção Borges, que estava na presidência da empresa, de forma interina, desde 20 de junho.

Petrobras confirma nomeação de novo presidente; como ficaram as ações?
Petrobras confirma nomeação de novo presidente; como ficaram as ações? (Imagem: Montagem/FDR)

O mandato de Caio Paes de Andrade na presidência da Petrobras será até 13 de abril de 2023. Houve sete votos a favor do indicado do governo federal e três contrários.

Em maio deste ano, Paes de Andrade foi indicado para a presidência da Petrobras — para ocupar o lugar de José Mauro Ferreira Coelho.

Em 20 de junho, Coelho renunciou ao cargo. Isso aconteceu em meio às criticas de políticos depois de um novo aumento no preço dos combustíveis. Em 17 de junho, o valor médio da gasolina vendido às distribuidoras elevou 5%. Já o diesel apresentou alta acima de 14%.

Desde 11 de março, a Petrobras não subia o valor da gasolina. O diesel, por sua vez, não sofria reajuste desde 10 de maio.

Em meio aos reajustes dos combustíveis, Jair Bolsonaro foi um dos que se posicionaram contra a administração da Petrobras. Ele chegou a chamar o lucro da empresa de “estupro”.

Até então, Paes de Andrade era secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital no Ministério da Economia. Antes mesmo da nomeação de Coelho, ele já havia sido considerado como um candidato à presidência da Petrobras.

Paes de Andrade tem graduação em Comunicação Social pela Universidade Paulista. Ele também é pós-graduado em Administração e Gestão pela Harvard University e mestre em administração de empresas pela Duke University.

Como ficaram as ações da Petrobras?

No pregão desta segunda-feira, as ações da Petrobras estiveram entre destaques do Ibovespa, principal índice da bolsa de valores brasileira. As ações ordinárias da estatal (PETR3) registraram alta de 6,75%, a R$ 30,86. Já os papéis preferenciais (PETR4) valorizaram 6,43%, a R$ 27,98.

Alguns fatores podem explicar a alta dos ativos da Petrobras. Além da nomeação de novo presidente, os mercados ainda repercutiram a volta da cobertura do investimento pelo Itaú BBA — com recomendação “outperform”, performance acima da média do mercado — e o aumento do valor do petróleo.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Silvio Suehiro
Silvio Suehiro possui formação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC). Atualmente, dedica-se à produção de textos para as áreas de economia, finanças e investimentos.