Governo Federal cria novo modelo de passaporte; saiba como solicitar

Atenção viajantes! O Governo Federal anunciou a criação de um novo modelo de passaporte. A emissão deste formato terá início a partir de setembro, trazendo novidades em questões de segurança. 

O novo modelo de passaporte não substituirá os documentos que permanecem dentro do prazo de validade. Inclusive, o formato atual continuará a ser impresso. A novidade em torno do novo formato consiste na implementação de marcas d’água, principal elemento analisado em suspeitas de fraude.

Ao todo, serão 13 ilustrações alusivas à fauna e à flora brasileira, os principais biomas do país. Na versão atual possui apenas uma referência do tipo. A marca d’água não é a única diferença no novo modelo de passaporte, pois ele também trará sete composições de fundos invisíveis fluorescentes.

Até então, o recurso estava presente somente na numeração da página, visível sob a exposição à luz UV. Além disso, a página de identificação também contará com uma imagem fantasma do cidadão em preto e branco, junto a uma foto composta pelos dados biométricos do titular

De acordo com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, as novas medidas de segurança foram elaboradas por uma equipe de peritos criminais federais e policiais federais que atuam na área de migração. Para tal, foram usadas as tecnologias antifraude mais avançadas do mundo.

“A mudança no passaporte não traz nenhum impacto financeiro, pois os procedimentos para emissões seguem os mesmos, além do seu valor mantido. Ainda se destaca o prazo de validade, que segue o mesmo de 10 anos”,  explicou. 

Passaporte entra para a lista de documentos atualizados

A documentação do cidadão brasileiro tem passado por algumas mudanças com foco em segurança contra fraudes, digitalização e facilidade do porte por canais digitais. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Registro Geral (RG) foram os primeiros a passar por mudanças, e agora chegou a vez do passaporte.

Essa é a documentação principal para comprovar a identidade do cidadão brasileiro. No caso da CNH um novo formato começou a ser emitido no dia 1º de junho. O documento passou por essas mudanças:

  • Campo para apresentar possíveis restrições médicas;
  • Dificultar a falsificação e fraudes;
  • Documento poderá ser expedido em meios físicos, digital ou ambos;
  • Inclusão do nome social e da filiação efetiva do condutor que assim desejar;
  • Incorporação do código utilizado nos passaportes, que permite o condutor a possibilidade de embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros;

o RG ganhou uma versão digital, que extingue a necessidade de estar com o documento físico sempre em mãos. Entretanto, o prazo para implementação deste documento vai até o ano de 2023. A partir de então, o RG Digital poderá ser acessado digitalmente pela plataforma Gov.br e validado via QR Code.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.